Projeto residencial dá independência a adultos autistas

As casas foram desenvolvidas com uma organização espacial simples, que define transições entre os espaços públicos e privativos

Projetado pelos arquitetos do escritório Leddy Maytum Stacy Architects, o "Sweetwater Spectrum" é um novo conceito sobre complexos residênciais, que busca ajudar adultos com autismo a desenvolver e ganhar independência em situações do cotidiano.

Com 16 casas, o projeto conta com uma piscina, centro comunitário, academia, spa, hortas, pomares e jardins orgânicos. Em Sonoma, Califórnia, o complexo foi construído em um terreno de mais de 11 mil metros quadrados, próximo ao centro da cidade, com fácil acesso aos transportes públicos e ciclovias.

Baseado nas diretrizes para construções voltadas à autistas da Arizona State University Stardust Center and School of Architecture, as residências foram desenvolvidas com uma organização espacial simples, que define transições entre os espaços públicos e privativos, sem utilizar tecnologias invasivas.

O escritório Leddy Maytum Stacy Architects tem, ainda, o objetivo receber a certificação LEED Gold, concedida pela U.S. Green Building Council, por seu design ecoeficiente, que inclui sistemas de ventilação e iluminação natural, alto valor-R de isolamento nas paredes e telhados, clarabóias retráteis, fogões por indução, além de um sistema de gestão predial.



Publicada originalmente em ARCOweb em 30 de Outubro de 2013
  • 0 Comentários

ENVIE SEU COMENTÁRIO

Assine PROJETO e FINESTRA!
Acesso completo grátis para assinantes


Quem assina as revistas da ARCO pode acessar nosso acervo digital com mais de 7 mil projetos, sem custo extra!

Assine agora