RAF Arquitetura: Restauro da Villa Aymoré, Rio de Janeiro

Retrofit eclético

Processo de restauração do conjunto de casas construídas entre os anos de 1908 e 1910 antecedeu a implementação da Casa Cor Rio de Janeiro 2015

O escritório RAF Arquitetura assina o retrofit da Villa Aymoré, conjunto arquitetônico de alto padrão construído em estilo eclético no início do século 20, no bairro da Glória, Rio de Janeiro.

As edificações, abandonadas há décadas, foram adquiridas em 2010 pela empresa Landmark com o intuito de abrigar escritórios. A obra ficou a cargo da Lafem Engenharia

Para o início da reforma, que teve investimento de 50 milhões de reais, foi realizada uma pesquisa para se restabelecer a arquitetura original das casas, marcadas pelo pé-direito alto e pelas generosas áreas úteis, que variam de 230 a 2,2 mil metros quadrados.

O projeto original também serviu como base para reconstruir uma das casas, que estava em ruína. Apesar da estrutura ter sido reforçada para atender aos parâmetros atuais, houve reaproveitamento de pisos, forros, portas, janelas e escadas.

A Villa Aymoré é tombada pelo município e incluída na Área de Proteção do Ambiente Cultural (Apac) da Glória e do Catete desde 2005.

ESPAÇO MEMÓRIA
Antes de começar a ser ocupada pelas empresas, a Villa Aymoré receberá até 4 de outubro a Casa Cor Rio de Janeiro 2015. As noves casas que compõem o conjunto serão ocupadas por 42 ambientes da mostra de arquitetura, decoração e paisagismo.

Em uma área de 68 metros quadrados, batizada de Espaço Memória, o público pode conferir o processo de retrofit da Villa Aymoré, desde as aprovações, arqueologia e restauro até as construções mais novas, como o Edifício Baronesa que ganhou o contorno das montanhas e fachada em cobogó.

O ambiente conta com croquis de arqueologia e restauro, fotos dos achados arqueológicos e maquete da vila.



Ficha Técnica

Villa Aymoré
Local Rio de Janeiro, RJ
Data de conclusão da obra 2015
Área privativa 5.500 m2
Arquitetura RAF
Engenharia Lafem
Telhado verde Instituto Cidade Jardim
Restauro MViana Arquitetura

Publicada originalmente em ARCOweb em 18 de Setembro de 2015
  • 0 Comentários

ENVIE SEU COMENTÁRIO

Assine PROJETO e FINESTRA!
Acesso completo grátis para assinantes


Quem assina as revistas da ARCO pode acessar nosso acervo digital com mais de 7 mil projetos, sem custo extra!

Assine agora