Iluminação de estádio responderá aos estímulos da torcida

Arena do Real Madrid, na Espanha, teve seu projeto arquitetônico reformulado pelo escritório L35

Após 67 anos de sua inauguração, o estádio Santiago Bernabéu, do clube espanhol Real Madrid, terá seu projeto arquitetônico totalmente reformulado. O L35 Arquitectos, um dos maiores escritórios de arquitetura da Espanha, é o responsável geral pelo projeto.

Já a fachada está a cargo da empresa alemã GMP Architekten, especializada em design de estádios, que também desenvolveu a Arena Amazônia, sede dos jogos da Copa do Mundo em Manaus.

A nova fachada contará com um cobertura retrátil, que será capaz de abrir ou fechar completamente em 15 minutos, bem como maximizar a ventilação natural. Assimétrica, a estrutura será revestida por painéis de aço inoxidável, onde um sistema de iluminação composto por luzes de LED vai ser acionado de acordo com estímulos sonoros da torcida.

Além da reforma, serão construídos, nas imediações do estádio, um shopping center, um centro de convenções e um hotel de luxo , cujos apartamentos terão vista panorâmica para o campo, e que foi desenhado, em regime de parceria, pelos arquitetos do escritório Ribas&Ribas.

Seguindo diretrizes do Plano Geral de Urbanização de Madri, o projeto da L35 também deve reurbanizar o terreno adjacente ao estádio, por meio da criação de uma área verde e um novo estacionamento subterrâneo privado. Ao longo das obras, estimadas em 1,3 bilhões de reais, o complexo esportivo continuará operando normalmente.

“Ao contar com novos usos, o projeto se torna financeiramente sustentável, e abraça outras frentes que não apenas o futebol e a oportunidade de shows musicais. Atualmente, não existe esta preocupação com as novas arenas da Copa no Brasil”, afirma o diretor da sucursal brasileira do L35, Fabio Aurichio.

Publicada originalmente em ARCOweb em 17 de Fevereiro de 2014
  • 0 Comentários

ENVIE SEU COMENTÁRIO

Assine PROJETO e FINESTRA!
Acesso completo grátis para assinantes


Quem assina as revistas da ARCO pode acessar nosso acervo digital com mais de 7 mil projetos, sem custo extra!

Assine agora