Sergio Camargo Arquitetos Associados: escritório Movile, São Paulo

Percurso corporativo

Um painel composto de gesso acartonado e itens de marcenaria revela os valores desta empresa brasileira de tecnologia

A Movile, empresa brasileira que desenvolve aplicativos, jogos, entre outros produtos relacionados à internet móvel, ocupa pavimento de 1,4 mil metros quadrados em edificação no Brooklin, bairro da zona sul de São Paulo.

Finalizado este ano, o projeto de arquitetura assinado por Sergio Camargo estabelece um percurso em torno do core do edifício corporativo, evidenciado por um painel composto de gesso acartonado e itens de marcenaria.

Revelando os valores da empresa a funcionários e visitantes, esse elemento arquitetônico foi concebido na cor magenta em referência ao logotipo da Movile. Sua geometria - assim como a de outros elementos que permeiam o escritório - é baseada no ícone de aplicativos para celulares, cujas extremidades são arredondadas. Formas circulares e ovais também compõem o teto, que ora está exposto ora aparece com forro acústico.

Na parte superior do percurso, a iluminação led rgb indica o “clima” do escritório, revelando, por exemplo, áreas usadas usadas em momentos especiais como os típicos “happy hour”.

O uso de divisórias envidraçadas oferece permeabilidade ao escritório caracterizado por salas e áreas coletivas de trabalho, cuja linguagem visual explicita temas relacionados aos produtos da Movile.

A proposta arquitetônica buscou promover reuniões mais informais, além de uma rotina de trabalho espontânea e descontraída, segundo o titular do escritório paulistano Sergio Camargo Arquitetos Associados.

“Partindo da recepção, onde se encontram as salas de reunião principais, o escritório se desenvolve de forma contínua, em uma sucessão de grandes espaços, ponteados por ‘casulos’ para atividades que requerem mais privacidade e concentração”, explica o arquiteto.

Um dos destaques do programa é a ampla área de convivência composta por cozinha, sala de almoço, jogos e leitura, que está integrada por meio de uma cortina à sala denominada “Teatro Movile”, onde acontecem atividades culturais como exibição de filmes, música, e até mesmo treinamentos.



Ficha Técnica

ESCRITÓRIO MOVILE
Local São Paulo, SP
Data do início do projeto 2015
Data da conclusão da obra 2016
Área de implantação 1.465 m2

Arquitetura SCAA - Sergio Camargo Arquitetos Associados; Sergio Camargo (autor); Sarah Girotto (coordenadora); Daniel Chun e Tarsila Duduch (equipe)
Direção técnica de arquitetura da obra SCAA - Sergio Camargo Arquitetos Associados
Gerenciamento e construção OMMA soluções corporativas
Fotos Nelson Kon

Fornecedores

Pisos flotex e vinílico Forbo
Forro acústico Heradesign, ilhas acústicas e forro Clipso Diarco
Rolôs e black-out Hunter Douglas - Siterc
Divisórias em vidro temperado e revestimentos em vidro Temperal Vidros
Divisória industrializada Abatex
Divisória articulada Dimoplac
Marcenaria Ipê marcenaria
Luminárias complementares Interpam / Omega Light
Mobiliário e cadeiras operacionais FortMóveis
Mesas salas de reunião TecNac
Poltronas salas de reunião Vitra
Mobiliário decorativo Dumas, Moblo, Oppa,
Ar condicionado Air Time
Instalações elétricas e lógica Omma

Publicada originalmente em ARCOweb em 29 de Setembro de 2016
  • 0 Comentários

ENVIE SEU COMENTÁRIO

Assine PROJETO e FINESTRA!
Acesso completo grátis para assinantes


Quem assina as revistas da ARCO pode acessar nosso acervo digital com mais de 7 mil projetos, sem custo extra!

Assine agora