Sergio Sampaio: Casa DentroFora, Itu, SP

Blocos em dualidade resultam em expressão arquitetônica

Localizada a 100 km da capital paulista, na cidade de Itu, a residência leva o nome DentroFora, pois em sua concepção o arquiteto buscou acentuar a sensação de continuidade, tornando as condições de estar dentro ou fora da morada quase imperceptíveis

Construído em um lote plano de 500 metros quadrados em um condomínio da região de Itu, interior de São Paulo, a casa conta com vista para um campo de golfe. O programa residencial foi distribuído em dois blocos independentes, com a tectônica permitindo identificar cada setor de acordo com seus usos.

A dualidade entre esses dois volumes resulta na expressão arquitetônica da casa, segundo o arquiteto Sergio Sampaio, autor do projeto. Se relacionando constantemente, ora os volumes contrapõem-se, ora acabam por integrar suas devidas espacialidades.

O acesso à residência é marcado por um elemento vertical que concentra o vestíbulo, onde estão alocadas uma escada metálica e a caixa d'água na cobertura. Pode-se notar que se trata de um ambiente intersticial, que realiza a transposição entre os dois setores da moradia.

O primeiro setor - um pavilhão implantado no nível do solo - abriga os ambientes destinados à convivência e lazer, que se encontram dispostos de maneira linear e integrados uns aos outros. Sua extensão vai desde o pequeno jardim frontal, que delimita a garagem, passando pelas salas de estar e jantar, varanda e o solário da piscina nos fundos do terreno.

Extensos painéis de vidro promovem o diálogo entre as áreas internas e a paisagem do entorno. Além disso, um pé-direito mais baixo reforça a vista ao horizonte, e planos de piso e forro contínuos acentuam a sensação de unidade, tornando o fato de estar dentro ou fora da residência uma condição quase imperceptível.

Contraposto ao primeiro bloco, o segundo se apresenta de forma mais bruta, com superfícies opacas. Está dividido em dois pavimentos: no térreo, estão contidas as áreas de serviço e cozinha; no piso superior - em ambientes compartimentados, com aberturas controladas, que dão a sensação de privacidade e compressão dos espaços -, encontram-se os dormitórios, que podem ser acessados por uma leve escada metálica suspensa por tirantes.

O projeto, apesar de monocromático, tira proveito das texturas da cor branca, “brincando” com suas sutis variações. "A rudeza da massa raspada das alvenarias, o acetinado das chapas e perfis metálicos, a louça branca dos cobogós da garagem, os vidros laminados e o espelho d’água da piscina criam jogos de luzes que dão dinamismo à composição", revela Sampaio em memorial do projeto.



Ficha Técnica

Residência DentroFora
Local Itu, SP
Ano da obra 2017
Área construída 317 m²
Área do terreno 503 m²

Arquitetura Sergio Sampaio Arquitetura + Planejamento - Sergio Sampaio (autor), Patricia Zeppini (arquiteta responsável), Renata Hirayama, Luiza Braga, Pedro Lofrano e Graziela Godoy (estagiários/trainees)
Interiores e Paisagismo Patricia Zeppini
Fotos André Scarpa

Publicada originalmente em ARCOweb em 19 de Outubro de 2018
  • 0 Comentários

ENVIE SEU COMENTÁRIO

Assine PROJETO e FINESTRA!
Acesso completo grátis para assinantes


Quem assina as revistas da ARCO pode acessar nosso acervo digital com mais de 7 mil projetos, sem custo extra!

Assine agora