Stemmer Rodrigues Arquitetura: Casa da Figueira, Eldorado do Sul, RS

Residência enaltece cenário natural

A residência de concreto e madeira integra-se suavemente à paisagem. A fachada principal estabelece elo com a figueira e a pedra existentes, criando um cenário que reverencia os elementos naturais

Uma escultórica figueira em um terreno vazio serviu de inspiração para o partido do projeto residencial assinado por Stemmer Rodrigues Arquitetura, que buscou enaltecer e reverenciar a planta do gênero Ficus. "A beleza da árvore refletia nas águas dos canais, gerando o cenário que deu luz ao projeto", comentam os autores em memorial. 

A proposta da Casa da Figueira, como foi batizada pelo escritório gaúcho, aproveitou ao máximo a orientação solar do lote de 1,5 mil metros quadrados situado em Eldorado do Sul, Região Metropolitana de Porto Alegre. A fachada principal foi erguida como uma guarida, buscando conter o vento minuano presente na região - nome dado à corrente de ar que tipicamente acomete o Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná.

Essa face foi concebida como elemento de destaque. A rigidez do concreto entra em sintonia com uma grande rocha, que simula o apoio do volume. Como contraponto, a madeira usada no revestimento externo remete à leveza da figueira. Um vão livre permite a contemplação a partir do nível da rua.

Um bloco transversal, produzido em concreto sobre paredes curvilíneas, acolhe os dormitórios e tem janelas projetadas em direção ao sol. No andar inferior, o volume longitudinal de aço corten e vidro recebeu a área social. Grandes planos abertos permitem vistas para um canal navegável, nos fundos do terreno.

No térreo e segundo andar da residência, foram instaladas claraboias móveis motorizadas, que, além de iluminar, cumprem a função de exaustão do ar quente nos dias de verão. Sobre o bloco principal, um deque reservado se prolonga até a pérgula em aço corten, ampliando o espaço de área íntima da família e podendo ser usado para tomar sol ou apreciar a natureza.

Já uma edícula, pensada como zona de lazer e de contemplação, é ladeada por pedra costaneira e granito icaraí. A piscina - revestida em tom preto - espelha a casa e surpreende como um lago negro sob a ponte de madeira.

Nos interiores, o concreto também está presente: duas paredes curvas invadem a casa, abrigando o banheiro da piscina e a brinquedoteca. O lavabo está contido em uma elipse de concreto, que contrasta com o plano vermelho. O piso do hall em madeira estende-se pela escadaria e cria uma atmosfera quente e acolhedora, segundo os arquitetos.



Ficha Técnica

Casa da Figueira
Local Eldorado do Sul, RS
Data do projeto 2017
Área construída 726 m²
Área do terreno 1.540 m²

Arquitetura Stemmer Rodrigues Arquitetura - Ingrid Stemmer, Paulo Henrique Rodrigues, Roberto Stemmer, Francine Azevedo, Luciana Medeiros, Renata Lui (equipe)
Projeto hidrossanitário e elétrico Stemmer Rodrigues Arquitetura
Projeto paisagismo Susana Nedel
Projeto estrutural Pedro Chapon
Projeto ar-condicionado Air System
Fotos Marcelo Donadussi

Fornecedores

Scheid (esquadrias) 
Sollos (mobiliário)
Tidelli (mobiliário externo) 
Atlas (pastilhas)
MMG (granitos) 
Deca (louças e metais)

Publicada originalmente em ARCOweb em 19 de Abril de 2018
  • 0 Comentários

ENVIE SEU COMENTÁRIO

Assine PROJETO e FINESTRA!
Acesso completo grátis para assinantes


Quem assina as revistas da ARCO pode acessar nosso acervo digital com mais de 7 mil projetos, sem custo extra!

Assine agora