Torre pixelizada é projeto de Jean Nouvel em Chipre

O edifício traz aberturas nas paredes de concreto, além de uma fachada com jardim vertical


Localizada na capital da ilha europeia Chipre, Nicósia, o edifício de uso misto batizado “White Walls”, do arquiteto francês Jean Nouvel, alcança um altura total de 67 metros.

Desenvolvido em colaboração com o escritório local Takis Sophocleous Achitects, a torre conta com dez andares de apartamentos residenciais, seis de espaço para escritórios e uma área de comércio abrigada em dois pisos.

Um jardim vertical cobre aproximadamente 80% da fachada sul do edifício, atuando como um brise soleil natural, tendo as plantas a função de controlar a entrada da luz solar, protegendo apartamentos e escritórios no verão e admitindo o máximo iluminação durante os meses de inverno.

A fachada viva suporta uma variedade de plantas locais e muda continuamente ao longo das estações. Além disso, no nível do solo, oliveiras de 400 anos de idade cercam o edifício, estabelecendo uma conexão com o parque adjacente.

Já na fachada norte, uma série de terraços e varandas em cascata maximizam a vista para o horizonte da cidade.

Do outro lado, nas elevações leste e oeste, as galerias se estendem para dentro para proteger os habitantes de intempéries, como o ruído, vento e sol.

As paredes de concreto do edifício foram perfurados em um conjunto aleatório de aberturas quadradas, dando ao prédio uma aparência distinta, com vegetação emergente dos jardins internos.

No topo da torre, um apartamento duplex está organizado em torno de um pátio central, que presta homenagem à arquitetura tradicional cipriota.



Publicada originalmente em ARCOweb em 23 de Março de 2016
  • 0 Comentários

ENVIE SEU COMENTÁRIO

Assine PROJETO e FINESTRA!
Acesso completo grátis para assinantes


Quem assina as revistas da ARCO pode acessar nosso acervo digital com mais de 7 mil projetos, sem custo extra!

Assine agora