Trilogia Prédios de São Paulo exibe memória viva da capital

O terceiro volume da série de livros revela 50 projetos menos conhecidos, mas com características singulares

Foto: Divulgação

Em seu terceiro e último volume, a série de livros “Prédios de São Paulo”, iniciativa do italiano Matteo Gavazzi, cataloga imagens e informações históricas de 50 edifícios da capital paulista, exibindo memória e patrimônio.

A inspiração para a trilogia veio quando Gavazzi conheceu as ruínas de um antigo casarão no centro da cidade. Logo começou a publicar fotos nas redes sociais, com informações históricas e curiosidades sobre as edificações, revelando prédios icônicos e outros mais modestos. Tudo isso usando uma linguagem descomplicada.

“Acho que o projeto Prédios de São Paulo desfaz uma cortina para mostrar as belezas que às vezes estamos muito ocupados para perceber”, diz o autor.

Esta última edição da série que revela verdadeiros marcos da arquitetura paulista traz uma seleção com grandes “achados” - edificações menos conhecidas, mas com características e histórias singulares. 

Em 228 páginas, há textos do idealizador Matteo Gavazzi, Ana Clara Queiroz, Bárbara Tegone, Octavio Pontedura, Alessandra Bolzani, Geraldo Antunes Bresciane, Camila Raghi, Rafael Escrivão Sorrigotto, Almiro Dias, Felipe Grifoni e Ana Paula Zonta; prefácio de André Scarpa; fatos históricos dos prédios e fotografias de Milena Leonel, Emiliano Hagge e Carolina Mossin.

A trilogia foi viabilizada por meio de financiamento coletivo. Em 2015, foi publicado o primeiro livro. No ano seguinte, a segunda edição tomou forma. A campanha para o terceiro livro obteve tanto sucesso que a meta de R$ 94,377 foi batida antes mesmo do encerramento do prazo: o valor arrecadado foi de R$ 241,400. 

A coleção, lançada pela GAPS Editora, já teve mais de 4 mil exemplares vendidos. É possível adquirir os volumes separadamente ou a trilogia no site da campanha ou no Facebook



Publicada originalmente em ARCOweb em 14 de Novembro de 2017
  • 0 Comentários

ENVIE SEU COMENTÁRIO

Assine PROJETO e FINESTRA!
Acesso completo grátis para assinantes


Quem assina as revistas da ARCO pode acessar nosso acervo digital com mais de 7 mil projetos, sem custo extra!

Assine agora