Zaha Hadid é a primeira mulher a receber o Riba Royal Gold Medal

Baseada na Inglaterra, a arquiteta iraquiana foi nomeada por conta de seu legado

Autora de obras famosas como o Centro Aquático das Olimpíadas de Londres 2012, Zaha Hadid é a ganhadora do Royal Gold Medal, prêmio anual concedido pelo Institute of British Architects (Riba) com aprovação pessoal da Rainha da Inglaterra.

Siga-nos no Facebook

"Se você quer uma vida fácil, não seja arquiteto", afirma Zaha Hadid
Zaha Hadid: Teatro de ópera, Guangzhou, China
Zaha Hadid: Evelyn Grace Academy, Londres, Inglaterra
Zaha Hadid: Showroom da Roca, Londres
Entrevista: Zaha Hadid

"Ela é uma formidável e influente força na arquitetura global", afirmou Jane Duncan, presidente do Riba. "Altamente experimental e rigorosa, sua obra vai de edifícios a mobiliário, passando por calçados e automóveis, e é reverenciada e desejada por gente de todo mundo", conclui.

Zaha já ganhou dois Riba Stirling Prize, considerado o mais importante prêmio da arquitetura britânica: em 2010, pelo Maxxi Museum de Roma, e em 2011 pela Evelyn Grace Academy, em Brixton. Em 2004, ela foi a primeira mulher a receber o Pritzker, maior prêmio da arquitetura mundial.

Zaha nasceu e cresceu no Iraque, mas estudou arquitetura em Londres, onde abriu seu escritório no ano de 1979. Outras de suas famosas obras são o Teatro de Guangzhou, na China, o edifício The Peak, em Hong Kong, o Kurfurstendamm de Berlim, a Cardiff Bay Opera House, no País de Gales, a ponte de Zaragoza, na Espanha, e o Riverside Museum de Glasgow.

A arquiteta recentemente protagonizou uma polêmica por conta do projeto do estádio olímpico de Tóquio. A obra de sua autoria foi criticada por conta do alto custo, e acabou sendo cancelada pelo governo local.



Publicada originalmente em ARCOweb em 24 de Setembro de 2015
  • 0 Comentários

ENVIE SEU COMENTÁRIO

Assine PROJETO e FINESTRA!
Acesso completo grátis para assinantes


Quem assina as revistas da ARCO pode acessar nosso acervo digital com mais de 7 mil projetos, sem custo extra!

Assine agora