Designer holandês cria vaso que reproduz colunas do Palácio da Alvorada

O designer holandês Gert-Jan Soepenberg criou um vaso de concreto que imita as colunas em forma de cruz do Palácio da Alvorada - edifício projeto por Oscar Niemeyer em Brasília, em 1958, para ser a residência oficial do presidente da República.

O vaso foi desenvolvido através da moldagem rotacional, um processo industrial normalmente usado com plástico. Com uma máquina personalizada, o concreto foi centrifugado dentro de um molde, criando a forma mais fina possível para o côncavo do vaso. O interior foi revestido com resina acrílica, tornando-o impermeável.

“Eu queria que o vaso parecesse esguio e resistente ao mesmo tempo, então eu procurei por uma técnica de moldagem que me permitisse formar um objeto em uma única peça, sem colocar pressão em qualquer parte do projeto”, explica Soepenberg.

O Vase #1, como foi batizado, é o primeiro de uma série inspirada em obras de arquitetos renomados. Segundo Soepenberg, “Oscar Niemeyer é um dos maiores arquitetos com sensibilidade para estética e proporções, por isso foi uma escolha lógica começar com ele”.

Sua próxima criação, inspirada em um prédio de Frank Lloyd Wright, será revelada durante a Ventura Lambrate, semana de design em Milão, Itália, que acontece de 14 a 19 de abril.

Publicada originalmente em ARCOweb em 06 de Março de 2015
  • 0 Comentários

ENVIE SEU COMENTÁRIO

Assine PROJETO e FINESTRA!
Acesso completo grátis para assinantes


Quem assina as revistas da ARCO pode acessar nosso acervo digital com mais de 7 mil projetos, sem custo extra!

Assine agora