Livro reúne obra de Marianne Peretti, autora dos vitrais da catedral de Brasília

A publicação intitulada "Marianne Peretti - A Ousadia da Invenção" traz importantes trabalhos da artista francesa radicada no Brasil, como os famosos vitrais da Catedral de Brasília

Marianne Peretti, única mulher a integrar a equipe de Oscar Niemeyer para a construção da capital federal, foi responsável pela criação dos vitrais da Catedral Nossa Senhora Aparecida - a Catedral de Brasília, do Palácio do Jaburu, Superior Tribunal Federal, Memorial JK, entre outros.

Siga-nos no Facebook

O livro "Marianne Peretti - A Ousadia da Invenção", lançado recentemente pela B52 Desenvolvimento Cultural em coedição com as Edições Sesc São Paulo, traz fotos e croquis dessas e outras importantes obras, depoimentos da artista, análises de estudiosos e personalidades, além de cartas e depoimentos inéditos de Niemeyer e do arquiteto e urbanista Lúcio Costa.

“Marianne Peretti é uma artista de excepcional talento. Os vitrais maravilhosos que criou para a Catedral de Brasília são comparáveis, pelo seu valor e esforço físico, às monumentais obras da Renascença. Sua preocupação invariável é inventar coisas novas, influir com seu trabalho no campo das artes plásticas. (...) E o desenho magnífico, livre, solto, coberto de coragem e fantasia”, revela Niemeyer em depoimento.

Marianne, que está com 87 anos, participou do lançamento do livro no Sesc Pompeia, em São Paulo. A artista nascida em Paris, de mãe francesa e pai pernambucano, mas que vive no Brasil desde 1953, possui produções em arquitetura, ambientação, escultura, vitrais, ilustrações de livros e desenhos.

A publicação teve produção executiva da B52 Desenvolvimento Cultural e Atenarte e coordenação geral de Tactiana Braga. A direção de arte ficou por conta de Fábio Eymael e os textos são do crítico de arte Jacob Klintowitz, do doutor em educação e professor de direito da FGV, Joaquim Falcão, da arquiteta Sônia Marques, da pesquisadora francesa especializada em vitrais, Véronique David, e do jornalista e diplomata francês Yves Lo-Pinto Serra. Já as fotos são de autoria de Breno Laprovitera, Jarbas Júnior, Saulo Cruz, Robson Lemos, Michel Moch e Kadu Niemeyer, neto de Oscar Niemeyer.

O livro pode ser adquirido em todas as unidades Sesc SP (capital e interior), nas principais livrarias e também pelo portal www.sescsp.org.br/livraria

Marianne Peretti - A ousadia da invenção
Organização: Tactiana Braga e Laurindo Pontes
Edições Sesc São Paulo e B52 Desenvolvimento Cultural
ISBN: 978-85-7995-192-3
Páginas: 348 p.
Formato: 30 x 30 cm
Preço: R$ 220
Português/francês

Publicada originalmente em ARCOweb em 06 de Outubro de 2015
  • 0 Comentários

ENVIE SEU COMENTÁRIO

Assine PROJETO e FINESTRA!
Acesso completo grátis para assinantes


Quem assina as revistas da ARCO pode acessar nosso acervo digital com mais de 7 mil projetos, sem custo extra!

Assine agora