Evento promove debate sobre mulheres na arquitetura

Inspirações, experiências, desafios da profissão e expectativas foram assuntos abordados na conversa


Foto: Fábia Mercadante

A fim de levantar uma discussão acerca da presença feminina no meio da arquitetura, os desafios da profissão, questões culturais e sociais do tema, foi realizado nesta terça-feira, 29 de novembro, o debate “Mulheres na Arquitetura – Empoderamento e posicionamento em uma das profissões mais femininas do país", promovido pela revista PROJETO e pela Portobello Shop - Vila Olímpia.

O evento, que aconteceu na unidade da loja, em São Paulo, reuniu para uma conversa informal as arquitetas: Elisabete França, diretora de Planejamento e Fomento da CDH; Renata Semin, do Piratininga Arquitetos Associados; Evelise Grunow, editora executiva da revista PROJETO; Isabel Nassif e Renata Pedrosa, do Sub Estúdio. Além das profissionais, mediou o debate o publisher da Editora Arco, Fernando Mungioli.

Fotos: Fábia Mercadante 

Entre os assuntos abordados, as convidadas falaram de suas referências femininas na área, citando nomes como Zaha Hadid e Kazuyo Sejima, no meio internacional, além das brasileiras Lina Bo Bardi, Fernanda Bárbara e Cristiane Muniz, do Una Arquitetos, e Carla Juaçaba. As arquitetas relataram ainda suas experiências no dia a dia de uma obra, a relação com clientes homens e mulheres e as expectativas com as futuras gerações.

Após o bate-papo, que contou também com a participação do público, todos os presentes foram convidados a uma degustação de vinho, com a sommelière Débora Alkimim, que elucidou rapidamente ao público sobre variedades de uvas, aromas e harmonização. Na sequência, os participantes concluíram a noite apreciando o jantar preparado pelo chef e também arquiteto Beto Pierro.

O debate foi transmitido ao vivo em nosso perfil no Facebook, confira na íntegra nos vídeos abaixo:
Parte 1

Parte 2

Publicada originalmente em ARCOweb em 01 de Dezembro de 2016
  • 0 Comentários

ENVIE SEU COMENTÁRIO

Assine PROJETO e FINESTRA!
Acesso completo grátis para assinantes


Quem assina as revistas da ARCO pode acessar nosso acervo digital com mais de 7 mil projetos, sem custo extra!

Assine agora