Arealis: Escritório de tecnologia, Alphaville, SP

Espaço exibe releitura contemporânea da cultura indiana

Os percursos internos da nova sede da Tata Consultancy Services (TCS) são organizados com formas geométricas e coloridas, visando promover melhor fruição e bem-estar

A empresa de tecnologia Tata Consultancy Services (TCS), integrante do grupo Tata - um dos maiores conglomerados da Índia -, inaugurou no ano passado sua nova sede em complexo multiúso em Alphaville, bairro nobre de Barueri, São Paulo. A origem indiana influenciou diretamente o partido e a composição do projeto assinado pela empresa de arquitetura corporativa Arealis.

Em área de 3 mil metros quadrados, foi feita uma releitura contemporânea dos códigos estéticos da cultura indiana. Segundo a Arealis, buscou-se captar e interpretar a essência do grupo, com uma pesquisa sobre cromatismos e as formas presentes no país asiático, equalizadas com o padrão corporativo da TCS.

Focado na multifuncionalidade e integração, o projeto organiza os diferentes espaços a partir de um percurso interno, cuja geometria aleatória é constituída de linhas retas - as curvas características da estética arquitetônica indiana foram simplificadas e geometrizadas.

Quebrando o padrão corporativo de corredores longos e monótonos, surgem áreas com texturas e cores variadas, alternando pisos vinílicos coloridos com uma combinação exclusiva de carpetes em referência aos tapetes indianos. Na laje, o azul emblemático da TCS espelha a geometria da via nos dutos das instalações e do ar condicionado.

A composição do trajeto muda conforme a necessidade do pavimento (ao todo, são três andares ocupados pela empresa), no intuito de garantir bom fluxo de informações e de pessoas. Foram projetadas por todo o layout áreas colaborativas e de descompressão, como cafeteria e bistrô.

No andar principal, estão a recepção, área social e as salas dos executivos. Há ainda uma área de showroom retangular - que pode ser subdividida em duas salas de reunião -, sala de projeções multimídia ou de eventos. No pavimento a seguir, surgem espaços abertos de trabalho implantados nas extremidades das lajes para o melhor aproveitamento da luz natural. O terceiro andar intercala áreas abertas e fechadas dedicadas às atividades operacionais.



Ficha Técnica

Sede da Tata Consultancy Services
Local Barueri, São Paulo
Área do projeto 3.000 m²

Arquitetura Arealis - Jean-François Imparato, Enrico Benedetti (diretor criativo), Freddy Alanoca, Mariana Guedes, Simon Dominicci, Pablo González Fernández, Igor Nogueira, Jenne Soares, Ana Paula Tornesi, Heloisa de Santis, Tame Dayan
Execução Lock Engenharia
Elétrica Novatec
Tecnologia e ar condicionado Konar
Iluminação Rafael Leão - Conforto visual 
Design gráfico Joachim Jacques
Fotos Maíra Acayaba

Fornecedores

Morgan, Ventana (luminárias)
Riccó, Fernando Jaeger, Oppa, Tok&Stok, Operis Design, Marka Móveis, Vitale (mobiliário)
Absoluta (divisórias)
Beltech - shaw / mohawk (carpetes)
Wood Designm (marcenaria)

Publicada originalmente em ARCOweb em 01 de Março de 2018
  • 0 Comentários

ENVIE SEU COMENTÁRIO

Assine PROJETO e FINESTRA!
Acesso completo grátis para assinantes


Quem assina as revistas da ARCO pode acessar nosso acervo digital com mais de 7 mil projetos, sem custo extra!

Assine agora