Coletivo de Arquitetos: Restaurante, SP

Fachada integrada com a rua

Elemento geométrico e madeira marcam o projeto do restaurante com gastronomia mediterrânea

Localizada em uma das partes nobres da cidade de São Paulo, na rua Oscar Freire, o restaurante Tanit oferece aos seus clientes, além de especialidades da culinária mediterrânea, um ambiente com materiais inspirados na região.

Para o projeto, o escritório Coletivo de Arquitetos – que possui sede na capital paulista e em Aracaju – partiu de duas premissas essenciais. A primeira delas responde às questões relacionadas ao espaço principal do estabelecimento: a cozinha. A área está posicionada no fundo do lote e exposta ao salão principal através de planos de vidros transparentes.

Logo à frente, um pequeno espaço de 26 metros quadrados organiza as questões técnicas e funcionais que se somam às necessidades do layout solicitado pelo chef do restaurante.

A segunda premissa, foi redesenhar a identidade do imóvel em relação à rua – anteriormente, no mesmo espaço funcionava outro restaurante. A proposta do escritório para que houvesse uma integração com o ambiente externo, denominado “terraço mediterrâneo”, foi utilizar um elemento em forma de prisma, que atua como cobertura, avançando para a calçada e mesas externas.

Na parte interna, esse prisma é formado visualmente por madeira reflorestada. Além disso, um pé-direito duplo proporciona mais espacialidade ao salão, que abriga 25 mesas.

Segundo os arquitetos responsáveis pelo projeto, em seu memorial descritivo, “a busca pela identidade mediterrânea norteou as escolhas de materiais e texturas que, além da madeira, mescla a pedra com o branco da fachada externa e, por fim, propõem a releitura das coberturas leves das varandas arejadas através de painéis ripados de cumaru tratado”, detalham.

Quer publicar seu projeto no ARCOweb? Envie fotos e uma breve descrição ou memorial para pauta@arcoweb.com.br.



Ficha Técnica

RESTAURANTE TANIT
Local São Paulo, SP
Data do início do projeto 2015
Data da conclusão da obra 2016
Área 140 m2

Arquitetura Coletivo de Arquitetos - Guile Amadeu, Rodrigo Lacerda, Juliana Pimenta (autores), Yuri Mori e Lucas Hungria (equipe)
Consultoria de interiores Maria Magalhães
Luminotécnica Ana Spina
Fundações Bruno Queiroz
Projetos complementares K2P Projetos
Fotos Guile Amadeu e Vinícius Nunes

Publicada originalmente em ARCOweb em 24 de Novembro de 2016
  • 0 Comentários

ENVIE SEU COMENTÁRIO

Assine PROJETO e FINESTRA!
Acesso completo grátis para assinantes


Quem assina as revistas da ARCO pode acessar nosso acervo digital com mais de 7 mil projetos, sem custo extra!

Assine agora