Mandril Arquitetura: Mercado de grãos, São Paulo

Madeira como protagonista

Elementos de madeira dão o tom ao retrofit desta loja de produtos naturais paulistana

O mercado de grãos Granel foi instalado em um imóvel com cerca de 130 metros quadrados na Vila Leopoldina, bairro da zona oeste de São Paulo, onde antes funcionava uma loja de revestimentos. Os donos do negócio - um jovem casal empreendedor - contrataram o Mandril Arquitetura para reformar o espaço baseado em outro projeto comercial assinado pelo escritório na mesma rua.

O retrofit durou cerca de três meses, estabelecendo novos revestimentos, remodelação da fachada e criação de mobiliário sob medida e uma cozinha industrial. Como o local já havia sido reforçado estruturalmente visando a remoção das paredes do térreo, o escritório de arquitetura paulistano contava com um grande salão sem divisórias para realizar a intervenção. “Aproveitamos a estética dessa reestruturação em vigas e pilares metálicos e tomamos partido delas para a construção do novo conceito de projeto”, explicam os autores.

Por ser um ponto alugado, os clientes queriam investir o mínimo possível no projeto. Diante disso, o Mandril Arquitetura buscou soluções que aliassem estética e funcionalidade, ao mesmo tempo em que se adequassem ao baixo orçamento. Parte do piso, por exemplo, foi reaproveitado e alguns trechos receberam aplicação de adesivo em vinil.

A madeira é o material protagonista nos interiores. As estantes possuem estrutura em serralheria e pranchas em pinus, solução de mobiliário que, segundo o escritório, permite melhor aproveitamento de espaço. Esse material natural também está presente no teto, por meio de uma treliça. Pensada para revelar as cores e texturas do ambiente, a iluminação de led foi distribuída sob esse elemento arquitetônico, que flutua desde a entrada até a parte posterior do layout.

No centro da loja, ficou a ilha de alvenaria com acabamento de cimento queimado usada como área de atendimento, montagem e preparos rápidos. Nos fundos, há uma área de consumo com mesinhas, paisagismo e bastante iluminação natural. No segundo pavimento, portanto, foram instaladas uma cozinha industrial e áreas de serviço e estoque.

Quer publicar seu projeto comercial no ARCOweb? Envie fotos e uma breve descrição ou memorial para pauta@arcoweb.com.br.



Ficha Técnica

MERCADO DE GRÃOS GRANEL
Local São Paulo, SP
Data do início do projeto 2016
Data da conclusão da obra  2016
Área do terreno 94 m2
Área de intervenção 130 m2

Arquitetura e interiores Mandril Arquitetura 
Paisagismo Mandril Arquitetura
Luminotécnica Mandril Arquitetura; Luz Oculta
Elétrica, hidráulica Mendes Construções
Construção, reforma Mendes Construções 
Fotos Mariana Orsi

 

Fornecedores

Luminárias (Luz Oculta)
Persianas e cortinas (Bella Ideia Cortinas)
Marcenaria (Portal da Madeira)
Serralheria (Nonato)
Ar condicionado (Star Beck)
Vidros (Apeninos vidros)
Cadeiras (Oppa)
Placas (Cutter)
Adesivos (V10)
Arte e design gráfico (Aretha)
Revestimentos cerâmicos (Única Revestimentos)

 

Publicada originalmente em ARCOweb em 17 de Outubro de 2016
  • 0 Comentários

ENVIE SEU COMENTÁRIO

Assine PROJETO e FINESTRA!
Acesso completo grátis para assinantes


Quem assina as revistas da ARCO pode acessar nosso acervo digital com mais de 7 mil projetos, sem custo extra!

Assine agora