NR Arquitetura: Escritório SLA Propaganda, Salvador, BA

Integração, transparência e sustentabilidade

A renovação do espaço que abriga a agência de propaganda SLA, na capital baiana, foi realizada pelo escritório NR Arquitetura com base em três pilares

Com o objetivo de se reposicionar no mercado como uma marca contemporânea, a agência SLA Propaganda renovou a sua sede, em Salvador, Bahia. O projeto assinado pelo escritório NR Arquitetura atendeu as novas demandas de funcionalidade e teve como requisito o abandono do estilo pop da antiga casa.

O conceito da proposta teve como inspiração a estética pós-moderna do minimalismo brutal, levando ao uso de concreto e instalações aparentes, cores neutras e de contenção formal. Todas as escolhas arquitetônicas e decorativas adotadas foram norteadas por esses elementos, segundo o escritório.

O partido brutalista aparece na estante metálica na recepção - feita de vergalhões de obra enferrujados e composta por prateleiras e módulos laqueados com as cores da marca -, que expõe sua identidade para quem chega no ambiente. Já o piso com pintura epóxi ressalta o minimalismo.

A agência conta com um café pensado para abrigar quem espera atendimento, para um bate-papo informal ou happy hour. A estante da recepção avança neste espaço, porém, para delimitar os ambientes, as prateleiras foram revestidas com lâmina natural de madeira clara, que harmonizam com uma bancada de mármore. O ambiente é composto por peças de diversos designers conceituados como Jader Almeida, Guilherme Torres, Zanini de Zanine, além dos ingleses Edward Barber e Jay Osgerby, e obras do fotógrafo Wagner Paiva.

Para abrigar grandes reuniões e conferências com clientes foi planejada uma sala de reunião principal, composta por mesas e cadeiras com designs do Estúdio Bola, estantes metálicas de vergalhão como a da recepção, além de fotografias dos fotógrafos baianos Christian Cravo e Moises Dantas.

Para reuniões menores foram planejadas duas salas de pequeno porte, compostas por cores sóbrias, separadas por divisórias em vidro duplo com persiana horizontal ao meio, com um mobiliário mais simples e objetivo.

Na antiga sede as salas compartimentadas representavam um dos entraves a serem solucionados, elas
dificultavam um processo de criação e produção que fluísse melhor. Portanto, espaços que favorecessem a integração total da equipe foi um dos maiores requisitos dos clientes.

Dessa forma foram criados dois grandes Open Spaces, compostos por mesas lineares completamente integradas entre si. A intenção brutalista do projeto é evidenciada pelo teto aparente do ambiente, pela tubulação do ar-condicionado pintado com a cor da marca e pela estrutura metálica da estante que abriga todos os arquivos e organização da agência.

O segundo Open Space conta com uma arena, criada para reunir integrantes envolvidos em um único processo. Integrada por bancos com modulação que facilita a composição de diversas disposições, desde uma arena até um banco linear.

Por fim, cada sócio quis imprimir sua personalidade em suas respectivas salas, assim, as cores e o mobiliário foram escolhidos para que cada identidade fosse representada, mantendo a mesma linguagem adotada na estrutura da agência.



Ficha Técnica

SLA Propaganda
Local Salvador, BA
Ano 2016
Área construída 420 m²

Arquitetura  NR Arquitetura - Naissa Vieiralves e Roberto Leal Neto (autores)
Construção N2M Construções
Responsável pela obra arquiteta Natássia Muricy
Projeto luminotécnico Omni Light
Ar condicionado Paraná Refrigeração
Fotos Xico Diniz

Fornecedores

Omni Light (iluminação)
Fátima e João marcenaria (marcenaria e estantes metálicas)
Hd Office (móveis corporativos, divisórias)
Home Design (mobiliário)
Decoran (Piso vinílico fademac)
Pena Cal Galeria (obras de arte)
Pavimenti (mármores)
Bizâncio (produção de objetos)

 

Publicada originalmente em ARCOweb em 23 de Novembro de 2018
  • 0 Comentários

ENVIE SEU COMENTÁRIO

Assine PROJETO e FINESTRA!
Acesso completo grátis para assinantes


Quem assina as revistas da ARCO pode acessar nosso acervo digital com mais de 7 mil projetos, sem custo extra!

Assine agora