Bambu e papelão estruturam abrigo de Shigeru Ban nas Filipinas

Sobre engradados plásticos, as estruturas são construídas com o intuito de servir de moradia para as vítimas do tufão que assolou o país em 2013

Vencedor do Pritzker de 2014, o arquiteto japonês Shigeru Ban está desenvolvendo abrigos temporários para as vítimas do tufão Haiyan que devastou as Filipinas em novembro de 2013.

Após tufão, Filipinas ganha projetos de arquitetos renomados

A fim de diminuir o tempo de construção, as cabanas utilizam técnicas emergenciais criadas por Ban, batizadas de “paper partition system”, que possibilitam a estruturação de divisórias internas a partir de um design simplificado.

Composta por engradados plásticos, doados por empresas de bebidas da região, a fundação dos abrigos unifamiliares é ancorada ao solo por sacos de areia.

Pré-fabricadas, vigas estruturais de papelão são revestidas por placas de bambu trançadas, enquanto folhas de palmeira e lâminas plásticas funcionam como cobertura para o telhado.

Em parceria com as comunidades locais, o projeto está sendo implantado com ajuda de estudantes de arquitetura e engenharia da Universidade de San Carlos de Cebu.