Pós-Flip, conversa sobre arquitetura de Lina Bo Bardi

Terminada a Festa Literária Internacional de Paraty, o Sesc Avenida Paulista realiza evento a respeito da obra da arquiteta ítalo-brasileira. O bate-papo entre os arquitetos Marcelo Ferraz e Abílio Guerra acontece no dia 16 de julho, terça-feira, às 16 horas


Casa de vidro. (Foto: divulgação Instituto Lina Bo e P. M. Bardi)
 
Consagrada no calendário cultural brasileiro, a Flip - Festa Literária Internacional de Paraty - costuma reunir na cidade histórica fluminense importantes destaques brasileiros e internacionais da literatura. Neste ano, alguns dos autores e autoras convidados para integrar a programação do evento não encerrarão a jornada por ali - e desembarcam a seguir em São Paulo, para encontros em unidades do Sesc.

A arquitetura é tema de uma dessas atrações: no dia 16 de julho, terça-feira, está prevista a realização do painel "A Arquitetura de Lina Bo Bardi", encontro no qual Abílio Guerra e Marcelo Ferraz se reunirão para um bate-papo sobre a obra e o legado da arquiteta italiana naturalizada brasileira, a partir também dos conteúdos retratados na Coleção Lina Bo Bardi, das Edições Sesc.

A publicação bilíngue foi lançada no Brasil no final de 2015 (veja detalhes nesse link), com organização de Marcelo Ferraz e textos da própria Lina e de outros autores. No total, são seis livros - dedicados separadamente aos projetos de MASP, SESC Pompeia, Teatro Oficina, Casa de Vidro, Igreja Espírito Santo do Cerrado e Solar do Unhão - que compõem uma pequena caixa.

Marcelo Carvalho Ferraz é arquiteto formado pela FAU-USP em 1978, é sócio fundador do escritório Brasil Arquitetura e da Marcenaria Baraúna, onde tem realizado vários projetos premiados no Brasil e exterior. Foi colaborador de Lina Bo Bardi de 1977 a 1992, participando de todos os seus projetos no período, com destaque para o Sesc Pompeia. Foi também colaborador de Oscar Niemeyer em 2002. Dirigiu o Instituto Lina Bo e P. M. Bardi de 1992 a 2001 e o programa Monumenta – Ministério da Cultura (para recuperação das cidades históricas), entre 2003 e 2004. Lecionou na Washington University in Saint Louis, USA, em 2006, como professor convidado e é professor da Escola da Cidade, em São Paulo. Publicou os livros Arquitetura rural na serra da mantiqueira (1992) Lina Bo Bardi (1993), Arquitetura conversável (2011), Cidadela da liberdade: Lina Bo Bardi e o Sesc Pompeia (2013) e organizou a Coleção Lina Bo Bardi (2015).

Abílio Guerra é arquiteto pela PUC de Campinas, mestre e doutor em História pela Unicamp. Atualmente é professor de graduação e pós-graduação da FAU Mackenzie e editor, com Silvana Romano Santos, do portal Vitruvius e da Romano Guerra Editora. É autor dos livros Architecture and Nature / Arquitetura e Natureza (Cica Awards 2017) e O primitivismo em Mario de Andrade, Oswald de Andrade e Raul Bopp. Origem e conformação no universo intelectual brasileiro (Romano Guerra, 2010), além de ser coautor do livro Rino Levi arquitetura e cidade (com Renato Anelli e Nelson Kon, Romano Guerra, 2001, Prêmio IAB-SP 2002).
Fruto da parceria entre o Sesc São Paulo, a Casa Azul/ Flip e as editoras Todavia, Companhia das Letras, Planeta, Harper Collins, Cobogó e Edições Sesc São Paulo, o evento tem como objetivo ampliar os debates sobre literatura, arte e cultura para além dos domínios da cidade de Paraty.

Encontros pós-flip - Coleção Lina Bo Bardi, Abílio Guerra e Marcelo Ferraz
Data 16 de julho de 2019
Local biblioteca do Sesc Avenida Paulista (15º andar)
Endereço Avenida Paulista, 119, Bela Vista, São Paulo, SP; a 350 metros da Estação Brigadeiro de Metrô
Horário das 16h às 18h30
Tel. (11) 3170-0800
* Entrada gratuita, com retirada de ingresso uma hora antes do início do evento

Confira a programação completa no site



    Publicada originalmente em ARCOweb em 12 de Julho de 2019
    • 0 Comentários

    ENVIE SEU COMENTÁRIO

    Assine PROJETO e FINESTRA!
    Acesso completo grátis para assinantes


    Quem assina as revistas da ARCO pode acessar nosso acervo digital com mais de 7 mil projetos, sem custo extra!

    Assine agora