Mostra revela projeto que une design e floresta sustentável

O resultado da parceria entre designers consagrados e ribeirinhos cooperados da COOMFLONA está presente em exposição na MADE, maior feira de design colecionável do Brasil, realizada em São Paulo

Visão geral da mostra Design & Madeira Sustentável, na feira MADE (Foto: Divulgação).

 

Até o dia 25 de agosto de 2019, peças assinadas por consagrados designers brasileiros, feitas com madeira nativa certificada FSC e produzidas pelos cooperados da COOMFLONA (Cooperativa Mista da FLONA Tapajós) no projeto Design & Madeira Sustentável, poderão ser conferidas na mostra que integra a feira MADE.

O projeto Design e Madeira Sustentavel, desenvolvido pela BVRio, em parceria com o FSC, levou até a Coomflona os designers Alessandra Delgado, Carlos Motta, Claudia Moreira Salles Fernando Mendes, Guido Guedes, Julia Krantz, Leonardo Lattavo, Paulo Alves, Ricardo Graham, Roberta Rampazo e Rodrigo Calixto. Por meio do conhecimento, construiu-se uma ponte entre a floresta e os maiores mercados consumidores do país.

A ideia central é fomentar o uso e o consumo da madeira nativa certificada FSC. Enquanto os designers conheceram pessoalmente a cooperativa e aprenderam mais sobre manejo florestal responsável e as diversas espécies de madeira da região, os cooperados participam de workshops para aprimorar suas técnicas de produção de móveis e objetos de decoração. No final, uma relação comercial estreita esses laços e joga luz na origem dos produtos florestais que consumimos diariamente: bancos, bowls, vasos, mesas, poltronas, estantes.

Segundo Aline Tristão Bernardes, diretora executiva do FSC Brasil, essa parceria amplifica a voz dos pequenos produtores e comunitários e, por meio dela, espera-se mostrar para cada vez mais gente que dá sim para fazer o uso responsável dos recursos naturais. "O bom manejo é uma das mais poderosas ferramentas de desenvolvimento sustentável e projetos como esse agregam valor ao trabalho dos povos que vivem na e da floresta", afirma.

Além das peças em exposição, o evento apresenta um documentário que marca o final da primeira etapa do projeto, mostrando os bastidores do trabalho. Assista o vídeo aqui.


MADE - BVRIO Design & Madeira Sustentável
Data de 22 a 25 de agosto de 2019.
​Local Pavilhão da Bienal - Ibirapuera
Endereço Av. Pedro Álvares Cabral, s/n - São Paulo
Horário 22 e 23/08 (quinta-feira e sexta-feira), das 13h às 21h; 24/08 (sábado), das 12h às 21h; 25/08 (domimgo), das 12h às 19h
*A bilheteria fica aberta até as 18h



Ficha Técnica

aqui

Publicada originalmente em ARCOweb em 23 de Agosto de 2019
  • 0 Comentários

ENVIE SEU COMENTÁRIO

Assine PROJETO e FINESTRA!
Acesso completo grátis para assinantes


Quem assina as revistas da ARCO pode acessar nosso acervo digital com mais de 7 mil projetos, sem custo extra!

Assine agora