Nos 100 anos da Bauhaus, quadrinhos sobre van der Rohe

Em seu centenário, inúmeras homenagens são feitas à famosa escola de artes do século XX e a seus idealizadores


Nesta ilustração, Agustín Ferrer Casas conta sobre uma festa realizada na casa Villa Tugendhat, em Brno (Imagem: Agustín Ferrer Casas | divulgação)


Mies é o nome da divertida série em quadrinhos que descreve a vida e a carreira do arquiteto modernista Ludwig Mies van der Rohe (1886-1969). Com autoria do ilustrador e escritor espanhol Agustín Ferrer Casas, a série conta sobre personalidade, momentos marcantes e trajetória profissional de Mies, incluindo o período dedicado à diretoria da Bauhaus – importante Escola de artes e design do século XX, que completa 100 anos desde sua fundação.

O livreto, de 176 páginas, não tem intenção de ser uma biografia, uma vez que se baseia em escritos tanto de outros autores quanto do próprio protagonista. Ainda, inclui várias ilustrações arquitetônicas dos projetos de van der Rohe e prólogo elaborado pelo arquiteto britânico Norman Foster, da Foster + Partners, a partir da observação dos projetos de Mies em Nova York e Chicago.

"Mies van der Rohe é um dos poucos arquitetos do século XX que ajudou a moldar a arquitetura do presente e, possivelmente, a do futuro (...). As histórias por trás dos projetos, incluindo insights sobre sua carreira como professor e arquiteto, estão retratadas de maneira elegante e inteligente neste formato em quadrinhos", conclui Foster em seu escrito.

Estão representados como momentos principais na história em quadrinhos a criação do Pavilhão de Barcelona; o tempo de permanência do arquiteto na casa Villa Tugendhat, em Brno, posteriormente bombardeada pelos nazistas; o fechamento da Bauhaus, em 1933, pelo mesmo domínio político; seu trabalho na América, como o Crown hall, de 1956, e a Farnsworth House, de 1951; e mais.

O lançamento do livro coincide, portanto, com três datas especiais relacionadas ao arquiteto: os 90 anos da inauguração do Pavilhão de Barcelona, o centenário da Bauhaus, e os 50 anos desde sua morte.



Publicada originalmente em ARCOweb em 12 de Abril de 2019
  • 0 Comentários

ENVIE SEU COMENTÁRIO

Assine PROJETO e FINESTRA!
Acesso completo grátis para assinantes


Quem assina as revistas da ARCO pode acessar nosso acervo digital com mais de 7 mil projetos, sem custo extra!

Assine agora