29º Opera Prima

Sync: Do Cotidiano ao Eventual, a Arquitetura do Uso Compartilhado

Pedro Augusto Sandi dal Molin (autor), Claudia Piantá Costa Cabral (orientadora), Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Vivemos na era da tecnologia da informação, onde plataformas e aplicativos têm mudado a forma como nos comunicamos e trocamos informações. A tecnologia no campo da manipulação de dados avança a cada dia e os meios virtuais que promovem resultados físicos reais são diversos e cada vez mais frequentes. Nessa era, cresce o conceito de economia do uso compartilhado, um senso não inédito mas cujo papel no mundo contemporâneo precisa ser reavaliado porque existe uma mudança de paradigma.

Um novo e poderoso elemento em nossas vidas: o meio virtual, que eleva o senso de compartilhamento a outro patamar. Dentro desse contexto, surge a questão: a arquitetura tem alguma relação com tudo isso? Sendo a arquitetura o processo de construção do meio físico, dos lugares onde vivemos as experiências de nossas vidas, a resposta é, certamente, sim.

Esse estudo tem como objetivo explorar algumas das possíveis influências da tecnologia da informação em um dos campos mais importantes da arquitetura: o projeto arquitetônico. Sync é um complexo de uso compartilhado no centro de Porto Alegre: centro de eventos, espaços de trabalho, auditório, comércio, áreas públicas, habitação e hospedagem. Um lugar físico.

Mas Sync também é uma plataforma de gestão, uma plataforma que maximiza o potencial de uso do edifício: um meio virtual. Sync é a arquitetura da era da informação, uma proposta de programa variado que se atualiza em tempo real. É um projeto que, através da relação entre o físico e o virtual, sincroniza-se com os seus usuários.

Parecer do júri
O trabalho reinterpreta o edifício híbrido em um sítio complexo com três acessos em níveis diferentes, com alto rigor técnico, capacidade propositiva, criatividade e um excelente resultado plástico e espacial. Destaca‑se também a qualidade gráfica da apresentação.


Pedro Augusto Sandi dal Molin

Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS

CLIQUE AQUI para baixar a prancha do projeto na íntegra.

Publicada originalmente em ARCOweb em 12 de Março de 2020
  • 0 Comentários

ENVIE SEU COMENTÁRIO

Assine PROJETO e FINESTRA!
Acesso completo grátis para assinantes


Quem assina as revistas da ARCO pode acessar nosso acervo digital com mais de 7 mil projetos, sem custo extra!

Assine agora