CAF recebe propostas de desenvolvimento urbano na AL até dia 15

Em sua 5ª edição, o Concurso Internacional de Desenvolvimento Urbano e Inclusão Social promovido pelo Banco de Desenvolvimento da América Latina busca melhorar a qualidade de vida nas cidades

(Foto: Divulgação)

 

O Banco de Desenvolvimento da América Latina (CAF) recebe inscrições, até 15 de junho, na quinta edição do Concurso Internacional de Desenvolvimento Urbano e Inclusão Social. Realizada por meio do programa “Cidades com Futuro”, a iniciativa busca premiar propostas de cidades latino-americanas que ofereçam melhoria integral das comunidades, da qualidade de vida dos seus cidadãos e a integração dos assentamentos espontâneos à cidade.

Os interessados podem participar com projetos em execução ou já executados, mas que atendam aos seguintes requisitos: aumento da acessibilidade dos habitantes, promoção da coesão e da integração social, fortalecimento do capital humano e da produtividade, melhoria dos serviços básicos e de habitação e aumento da resiliência urbana.

Estão aptos a participar do concurso escritórios de projetos de municípios, prefeituras, câmaras municipais, estados e regiões, bem como ministérios nacionais, organizações sem fins lucrativos, associações civis, associações comunitárias, universidades, instituições governamentais, organizações não governamentais e setor privado.

As equipes podem ser multidisciplinares e incluir um ou mais membros das seguintes formações: arquitetos, urbanistas, engenheiros, sociólogos, ambientalistas, assistentes sociais, educadores, ecologistas, economistas, entre outros.

A equipe vencedora receberá prêmio de 15 mil dólares e poderá ser convidada a apresentar uma solicitação ao CAF para o desenvolvimento do projeto inscrito no concurso. Já os segundo e terceiro lugares receberão 7 mil e 3 mil dólares, respectivamente.

Segundo o CAF, gerados por processos desorganizados e com pouco planejamento em décadas passadas, os altos índices de urbanização na América Latina resultaram em diversos tipos de problemas sociais, econômicos e espaciais, que estão vinculados à crescente exclusão social em nível urbano.

Além disso, a urbanização acelerada gerou problemas de acesso a moradias dignas, poluição, mobilidade em ruas e rodovias, segregação do espaço público e insegurança para os cidadãos, sendo que uma a cada quatro pessoas da América Latina vive em zonas periféricas, com acesso limitado a bens, serviços e oportunidades de emprego e qualidade.

A inscrição é gratuita e o prazo tanto para se inscrever quanto apresentar a proposta vai até 15 de junho, às 12h, horário de Caracas, Venezuela (UTC -4h00), na página oficial do concurso