Abertas as inscrições para o Fórum Regional de ATHIS e Extensão

O Fórum, que acontecerá de 16 a 19 de maio de 2019, promete discutir sobre a conquista do direito à moradia digna e à cidade e convida profissionais e estudantes do meio arquitetônico


(Imagem: Divulgação)

Estão abertas as inscrições para o “Fórum Regional de Assessoria Técnica em Habitação Social e Extensão Universitária: Atuação Integrada no Espaço Urbano”, que acontecerá de 16 a 19 de maio de 2019. A pauta discute, mais uma vez, acerca do direito à moradia digna e à cidade no denominado. O evento – promovido pelo Centro Gaspar Garcia de Direitos Humanos (CGGDH), em parceria com as entidades Entre: FAUS, IAB/SP, CGGDH e FAU Mack – engloba as esferas profissional e estudante da área de Arquitetura e Urbanismo.

O projeto foi contemplado na seleção do edital de chamamento público n° 002/2018, processo administrativo n° 021/2018, aberto pelo Conselho de Arquitetura e Urbanismo – São Paulo (CAU/SP), e oferecerá debates, filmes, visitas técnicas, oficinas e, ao final, elaboração de diretrizes para os próximos passos da construção e atuação da rede colaborativa entre as entidades de ATHIS e o meio universitário.

A classe profissional busca consolidar, portanto, a função social do arquiteto frente aos desafios sociais que envolvem o mundo da construção e os estudantes, por sua vez, participarem e experienciarem tal realidade e, desde cedo, estimularem a troca e o conhecimento entre ambas as classes.

A programação oficial ainda será divulgada pela equipe organizadora do Fórum Regional de ATHIS e Extensão. Confira a prévia:

16 e 17 de maio
Abertura | Universidade Presbiteriana Mackenzie (FAU Mack)
Mesas temáticas, relatos de experiências e projeção de filmes seguidos de debates
* inscrições gratuitas pelo site oficial da Assessoria Técnica em Habitação Social e Extensão Universitária (ATHIS)

18 de maio
Visitas e oficinas em 5 áreas em diferentes cidades da Região Metropolitana de São Paulo
* inscrições ainda não divulgadas

19 de maio
Encerramento | sede do Instituto dos Arquitetos do Brasil – São Paulo (IAB/SP)
Debate a partir das conclusões das mesas temáticas e relatos de experiências seguidos de formulação de diretrizes para próximos passos da construção e atuação da rede colaborativa de ATHIS e Extensão Universitária
* entrada livre

 


A Professora Ermínia Maricato* convida a todos para participarem do Fórum Regional de ATHIS e Extensão

* Arquiteta, urbanista, professora, pesquisadora e ativista brasileira, é referência na luta pela Reforma Urbana no Brasil, tendo trabalhado como Secretária de Habitação e Desenvolvimento Urbano na gestão Luiza Erundina da Prefeitura de São Paulo. Também foi essencial na criação do Ministério das Cidades, onde trabalhou como Secretária Executiva.