Aberto concurso para logotipo da Capital Mundial da Arquitetura

União Internacional de Arquitetos (UIA) lança concurso para selecionar logotipo da Capital Mundial da Arquitetura

(Reprodução: Freepik)

Nesse dia 6 de fevereiro (quarta-feira), a UIA divulgou o início do concurso para a escolha da logomarca da Capital Mundial da Arquitetura – a cidade designada no mês de janeiro de 2019 foi o Rio de Janeiro.

Além de hospedar atividades e eventos – engajando diferentes instituições e segmentos da sociedade na busca de projetos e respostas para os maiores dilemas urbanos -, a localidade apontada como sede – ou seja, a capital fluminense – se tornará, ela mesma, tema do fórum de debates sobre questões urgentes no âmbito da cultura, do patrimônio, do planejamento urbano e da arquitetura.

A ideia é que o programa lançado conjuntamente pela UNESCO e pela UIA visando designar, a cada três anos, o local do Congresso Mundial de Arquitetos e a Capital Mundial da Arquitetura, ganhe logotipo e identidade visual à altura.

O trabalho vencedor será usado globalmente para identificar e divulgar a Capital Mundial da Arquitetura. O primeiro lugar receberá 3 mil Euros e o segundo colocado, 1,5 mil Euros. Serão aceitos trabalhos desenvolvidos individualmente ou em equipe, inscritos na plataforma online até 30 de abril de 2019.

O projeto ganhador será anunciado em 27 de maio. O júri encarregado da seleção é composto da chinesa Lulu Li (artista, curadora, pesquisadora e designer premiada, conhecida pelo trabalho com realidade virtual e pela luta contra a poluição nas grandes cidades), do britânico Eddie Opara (designer experiente, sócio do escritório Pentagram e dono do estúdio The Map Office, além de autor do livro Color Works, publicado pela editora Rockport) e da brasileira Elaine Ramos (arquiteta e designer com foco no mercado cultural, sócia fundadora da editora Ubu).

Para inscrever seu trabalho, clique aqui.