Livro Lina Bo Bardi - Obra construída ganha reimpressão

Após dois anos esgotado, o livro que reúne grandes obras da arquiteta ítalo-brasileira ocupa novamente estantes físicas e virtuais das principais livrarias do país


Sesc Pompeia, São Paulo, projetado por Lina Bo Bardi (Foto: FMM)


Esgotado há dois anos, o livro "Lina Bo Bardi - Obra Construída", composto por obras edificadas da arquiteta modernista ítalo-brasileira, foi reimpresso pela editora GG Brasil e está disponível nas livrarias desde o último dia 10 de março.

Natural de Roma, Itália, Lina Bo Bardi naturalizou-se brasileira em 1951. Em São Paulo, desenvolveu sua carreira profissional no campo da arquitetura, do design industrial e de interiores.

Olivia de Oliveira, autora da publicação, discorre sobre a obra da arquiteta com um discurso que permite contextualizar e entender as edificações em toda sua complexidade arquitetônica, cultural, política e social. Além disso, o conteúdo incluiu uma entrevista feita a Lina, em 1991, e uma seleção de textos realizada pela própria arquiteta.

O acervo visual conta com fotografias tiradas pelo fotógrafo Nelson Kon e com um conjunto de desenhos técnicos que ajudam na compreensão dos espaços, permitindo que o leitor percorra os cheios e vazios das edificações. Dentre elas cabe destacar, devido à popularidade, a Casa de Vidro, o Museu de Arte de São Paulo (Masp) e o Sesc Fábrica Pompeia, todas reunidas na cidade de São Paulo.

A leitura do exemplar também permite a percepção do legado deixado por Lina Bo Bardi. Com enfoque radical e moderno, seu trabalho tendia a aproximar-se da cultura e do modo de vida populares, eliminando as barreiras existentes entre as culturas elitista e popular.

Confira abaixo depoimento do arquiteto Marcelo Suzuki, que já trabalhou com Lina Bo Bardi, sobre o livro:

  



Publicada originalmente em ARCOweb em 13 de Março de 2018
  • 0 Comentários

ENVIE SEU COMENTÁRIO

Assine PROJETO e FINESTRA!
Acesso completo grátis para assinantes


Quem assina as revistas da ARCO pode acessar nosso acervo digital com mais de 7 mil projetos, sem custo extra!

Assine agora