Arq.Futuro realiza seminário sobre recuperação de rios urbanos

Programado para os dias 25 e 26 de setembro, o evento A Cidade e a Água contará com a presença do arquiteto Ginés Garrido, do projeto Madrid Río

Foto: reprodução / Arq.Futuro

A plataforma de discussão sobre as cidades Arq.Futuro promove o seminário “A Cidade e a Água” nos dias 25 de setembro, no Itaú Cultural, e 26, no Insper, ambos na capital paulista.

Gratuito e aberto ao público, o evento é realizado em parceria com o Por Quê? Economês em bom português, com o Insper e com o projeto “Vamos limpar o rio?”, que busca promover a recuperação das águas urbanas e a criação de espaços de fruição em seu entorno.

No primeiro dia de debates, cujo tema é “Novos espaços de fruição para a cidade: a recuperação dos rios e requalificação do entorno”, serão enfatizados os aspectos de projeto urbanístico e gestão.

Na ocasião, Ginés Garrido falará sobre o projeto Madrid Río, que consistiu na recuperação do entorno do rio Manzanares, em Madri, onde existiam vias expressas como as marginais de São Paulo e hoje há um grande parque linear.

A representante da WRG 2030, Stela Goldenstein, apresentará estudo pioneiro sobre a despoluição do córrego Jaguaré, um importante afluente do rio Pinheiros, em São Paulo.

Ricardo Toledo Silva, da Secretaria de Energia e Mineração e professor da FAU-USP, abordará o programa Pinheiros Limpo, e Danilo Igliori, CEO do DataZAP e professor da FEA-USP, comentará o potencial de valorização imobiliária do entorno dos rios com a sua recuperação.

Já no segundo dia, as águas urbanas serão discutidas pela ótica econômica, a partir do tema “A tarifa dos serviços de abastecimento de água: caminhos para viabilizar a despoluição dos rios”.

Serão realizadas apresentações de Américo Sampaio, da Secretaria de Saneamento e Recursos; Frederico Turolla, coordenador do Projeto RegulaSan e sócio da Pezco Economic and Business Intelligence; Vinícius Carrasco, economista e ex-diretor da área de Planejamento e Pesquisa do BNDES; e Mauro Rodrigues, professor da FEA-USP e economista do Por quê?; Jerson Kelman, presidente da Sabesp; e João Paulo Capobianco, do Instituto Democracia e Sustentabilidade.

Seminário “Arq.Futuro | A Cidade e a Água”
Dia 1 – Novos espaços de fruição para a cidade: a recuperação dos rios e requalificação do entorno
Data 25 de setembro
Horário 14h – 18h
Local Itaú Cultural
Endereço Av. Paulista, 149 – Bela Vista, São Paulo – SP

Dia 2 – A tarifa dos serviços de abastecimento de água: caminhos para viabilizar a despoluição dos rios
Data 26 de setembro
Horário 9h – 13h
Local Insper
Endereço Rua Quatá, 300 – Vila Olímpia, São Paulo – SP
Mais informações www.arqfuturo.com.br
Inscrição gratuita aqui!