Arquiteto Gustavo Penna: livro e workshop em SP

Como parte do projeto Gustavo Penna 50 Anos, que antecipa as cinco décadas de carreira do arquiteto mineiro (a serem completadas em 2023), haverá o lançamento do primeiro volume da coleção Gustavo Penna 73/23 e a realização do segundo workshop da plataforma, a partir de 23 de agosto de 2019, em São Paulo

No dia 23 de agosto, o projeto Gustavo Penna 73/23 – 50 anos de Arquitetura, Desenho e Palavra lança o primeiro volume da coleção de cinco livros que serão produzidos até 2023. Intitulado também Gustavo Penna 73/83, o livro trata da primeira década de produção do arquiteto: seus mestres, colegas de profissão, os primeiros anos do escritório e remonta um grande quebra-cabeças cronológico.

A publicação traz ao leitor análises de pesquisadores de diferentes escolas de arquitetura: Rosana Parisi, Esther Cervini de Melo, Larissa Pereira, João Marcelo Danza Gandini, da PUC Minas Poços de Caldas; Flávio Carsalade e Adriana Sales, da UFMG; Maria Teresa Diniz, do USP Cidades (PECE-Poli); e Luís Antônio Jorge, da FAU-USP, contando, ainda, com o prefácio assinado por Ângelo Oswaldo de Araújo Santos, ex-Secretário de Estado e Membro da Academia Mineira de Letras. Com isso, será possível percorrer o caminho de amadurecimento no exercício criativo de Gustavo Penna, que sai da escola de arquitetura e se lança ao trabalho, ao fazer e refazer, ao experimentar, ao diálogo com o outro, à percepção prática dos espaços e das possibilidades de relações entre eles e as pessoas.

Já para os dias 26 e 27 de agosto está previsto o segundo workshop do projeto que tem como tema: “Cidade abrangente - Uma nova visão da metrópole”. A proposta é refletir sobre as questões que envolvem as grandes metrópoles no século XXI, tendo como foco principal o ponto de vista das pessoas, das conexões criadas entre elas e a cidade e, sobretudo, como o arquiteto, enquanto profissional, pode se colocar como um mediador nos desafios da cidade contemporânea.

As atividades acontecerão no auditório Ariosto Mila, do campus da FAU-USP, e na Escola da Cidade, sob a coordenação da equipe do projeto “Gustavo Penna 73/23”: Diana Penna (coordenadora institucional), Keila Prado Costa (coordenadora editorial), Marcello Mário de Oliveira (direção de arte) e Prof. Dra. Rosana Parisi (coordenadora acadêmica).

Gustavo Penna 73/23 - 50 anos de Arquitetura, Desenho e Palavra é uma plataforma de experiências, um projeto de longo prazo idealizado por uma equipe de professores da PUC-Poços de Caldas, que conta com diversos patrocínios e prevê a publicação de livros, workshops, concursos, plataforma multimídia e exposição. As atividades antecipam as cinco décadas de carreira do arquiteto mineiro que se completarão em 2023.

Gustavo Penna é arquiteto e fundador do escritório GPA&A. Formado pela Escola de Arquitetura da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), onde lecionou por três décadas. Membro do Conselho Curador da Fundação Oscar Niemeyer e da Fundação Dom Cabral. Sócio-fundador da Academia de Escolas de Arquitetura e Urbanismo de Língua Portuguesa (AEAULP). Conquistou prêmios nacionais e internacionais. Seus trabalhos já foram expostos no Brasil e no mundo, dando destaque para a Bienal de Arquitetura, em São Paulo, a Bienal de Veneza, a Bienal de Buenos Aires, a Trienal de Arquitetura Mundial, em Belgrado, o Institut Français d’Architecture, em Paris e a Casa da Arquitectura, em Portugal. Com quatro livros publicados, seus projetos já foram exibidos nos principais sites, revistas e livros de arquitetura e design do mundo.


Lançamento do Livro Gustavo Penna 73/83
Data 23 de agosto
Horário 19h00
Local IAB-SP
Endereço Rua Bento Freitas, 306 – mezanino, Vila Buarque, São Paulo, SP

Workshop Cidade Abrangente – Uma Nova Visão da Metrópole
Data 26 de agosto
Local
FAU-USP, auditório Aristo Mila
Endereço
Universidade de São Paulo - R. do Lago, 876 - Butantã, São Paulo - SP, 
Mesa 1 São Paulo e a diversidade cultural
(das 09h40 às 11h00)
Mediador: Luis Antonio Jorge (USP)
Palestrantes: Aguinaldo Faria (USP) e Mariana Barros (Cidades 21)

Mesa 2 Arquitetura e as experiências de diálogos entre espaços e pessoas
(das 11h00 às 12h20)
Mediador: Guilherme Wisnik (USP)
Palestrantes: Thiago Correa (USP) e Natália Garcia (Cidade para pessoas)

Mesa 3 Cultura, Diversidade e Sustentabilidade: Os desafios da cidade contemporânea
(das 14h00 às 15h20)
Mediador: Ciro Pirondi (Escola da Cidade)
Palestrantes: Marcella Arruda (a cidade precisa de você); vereador Police Neto e Bruno Castilho (Gerdau)

Mesa 4 Uma nova visão da metrópole
(das 15h20 às 16h40)
Mediador: Fernando Serapião (Editora Monolito)
Palestrantes: Gustavo Penna + Carla Caffé (Escola da Cidade)

Maratona Arquitetônica para alunos de arquitetura e urbanismo: desenho de um banheiro público
Data 27 de agosto
Horário das 09h30 às 22h00
Local 
Escola da Cidade
Endereço Rua Gen. Jardim, 65 - Vila Buarque, São Paulo - SP
Vagas limitadas

Inscrições pelo site gustavopenna50anos.com/maratona



Publicada originalmente em ARCOweb em 21 de Agosto de 2019
  • 0 Comentários

ENVIE SEU COMENTÁRIO

Assine PROJETO e FINESTRA!
Acesso completo grátis para assinantes


Quem assina as revistas da ARCO pode acessar nosso acervo digital com mais de 7 mil projetos, sem custo extra!

Assine agora