Campanha CAU/BR enaltece a atuação do arquiteto e urbanista

Até o dia 23 de dezembro, a entidade promove uma ação de divulgação, em diversas mídias, para valorizar a classe profissional e seu trabalho perante a sociedade


O Moradas da Saúde levou moradias a uma área vazia do centro da cidade do Rio de Janeiro, há décadas em processo de transformação, sendo esse o seu principal mérito (Foto: Demetre Anastassakis e Philippe Leon)

O Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil (CAU/BR) estreou em 15 de dezembro - Dia Nacional do Arquiteto e Urbanista e concomitante celebração do aniversário de Oscar Niemeyer - a campanha publicitária com o tema "Arquitetura e Urbanismo, um Direito de Todos" em TV aberta, rádio, redes sociais e outros. O objetivo é ressaltar toda forma sobre a importante atuação do profissional na sociedade.

A circulação da campanha acontece até o dia 23 de dezembro e visa alcançar, em média, um público de 90 milhões de pessoas. Como parte das peças, está sendo apresentado o condomínio Moradas da Saúde, implantado no Rio de Janeiro, que leva o nome do arquiteto e urbanista Demetre Anastassakis [Revista PROJETO/edição especial CAU-BR/2018]. A preferência pelo projeto - com habitações populares e 150 apartamentos diversificados em cinco tipologias distintas - reside em seu poder de síntese ao provar que é possível a revitalização de áreas degradadas a partir da construção de habitação acessível e atrativa para rendas de até cinco salários mínimos.

Ainda, essa era uma das principais características de Demetre Anastassakis - falecido em julho deste ano -, que executou vários projetos de urbanização de favelas em São Paulo e no Rio de Janeiro, dentre eles o Favela-Bairro. Participou também da formulação de projeto para o centro histórico de Salvador, na Bahia e executou diversos Planos Diretores nos municípios da região metropolitana do Rio de Janeiro.

Como peça principal da campanha, o vídeo de 60 segundos traz o depoimento de moradores do condomínio que atestam a boa qualidade do empreendimento: “Para a gente foi um paraíso porque é privilégio ter um espaço desses no centro da cidade (...). É um condomínio bom, bem espaçoso, bem arborizado. O apartamento é bem distribuído, aconchegante, tem uma boa iluminação”, depôs o casal Jorge Mário da Silva Santos, motorista de táxi, e Maria de Lourdes Castainça, servidora pública, residentes no condomínio há nove anos.

Ao focar em um projeto localizado no Rio de Janeiro, a campanha também antecipa as comemorações do título de “Capital Mundial da Arquitetura”, concedido pela UNESCO à capital fluminense. O título se deve ao fato de a cidade sediar, em julho do próximo ano, o 27º Congresso Internacional de Arquitetos (UIA2020RIO).

Confira o vídeo da campanha "Arquitetura e Urbanismo, um Direito de Todos".

Publicada originalmente em ARCOweb em 17 de Dezembro de 2019
  • 0 Comentários

ENVIE SEU COMENTÁRIO

Assine PROJETO e FINESTRA!
Acesso completo grátis para assinantes


Quem assina as revistas da ARCO pode acessar nosso acervo digital com mais de 7 mil projetos, sem custo extra!

Assine agora