Carla Juaçaba no Comitê de Honra do UIA 2020 RIO

Após ter o nome anunciado como membro do Comitê de Honra do UIA 2020 RIO, a arquiteta carioca diz que vê no congresso uma oportunidade para “atravessar fronteiras”

A arquiteta carioca Carla Juaçaba (Foto: Acervo Pessoal)

 

Reconhecida mundo afora por trabalhos que englobam sustentabilidade, tecnologia e aspectos socioculturais, a brasileira Carla Juaçaba passa a integrar o Comitê de Honra do UIA 2020 RIO, o 27º Congresso Mundial de Arquitetos, programado para ocorrer entre 19 e 23 de julho de 2010.

Para ela, a proposta do UIA 2020 RIO é discutir as melhores maneiras de “atravessar fronteiras”. Ou seja: “Os limites entre arquitetura e questões sociais têm que ser atravessados. Qualquer tipo de projeto precisa levar em conta contextos e geografias
específicas. Quando o Congresso se propõe a reunir pessoas de diferentes países, de diferentes áreas, é para falar de diversidade, modos de adaptação e objetivos em comum”.

Nascida no Rio de Janeiro em 1976, e formada em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Santa Úrsula, desde 2000 Carla atua e desenvolve pesquisas em seu próprio escritório, envolvido sobretudo em programas culturais e projetos privados. Uma
característica marcante de suas obras é a preocupação com o contexto de onde se inserem – clima, luz, natureza e materiais disponíveis.

Em 2013, na Itália, venceu a primeira edição do prêmio arcVision – Mulheres e Arquitetura, que contempla anualmente profissionais que apresentem excelência em seus trabalhos. Carla também foi vencedora do prêmio AREA – Architecture Review Emerging
Architecture, de 2018.

O Pavilhão da Santa Fé, capela construída para o Vaticano na Bienal de Arquitetura de Veneza de 2018, e o Pavilhão Humanidade, instalado no Forte de Copacabana durante a realização da RIO+20 em 2012, são dois de seus projetos mais conhecidos. Carla é autora
ainda de obras como a Casa Varanda, a Casa Santa Teresa e a Casa Rio Bonito. Veja algumas dessas obras no final desta reportagem.

Outros nomes nomes confirmados como membros do Comitê de Honra no UIA 2020 RIO: Elizabeth de Portzamparc (Brasil/França), Francis Kéré (Burkina Faso) e Solano Benítez (Paraguai).

Inúmeros arquitetos, urbanistas e interessados da sociedade civil já garantiram presença no evento, que promete transformar o Rio no epicentro do debate sobre o futuro das cidades do mundo.

Inscrições no site oficial