Carla Juaçaba Studio vence AR Emerging Architecture Awards 2018

Nesta edição do prêmio, o escritório brasileiro foi o ganhador dentre uma lista composta por 14 finalistas mundiais


Arquiteta Carla Juaçaba (Foto: Javier Agustin Rojas)

A arquiteta brasileira Carla Juaçaba, titular do Carla Juaçaba Studio, é a vencedora do AR Emerging Architecture Awards 2018 – prêmio que há 19 anos reconhece o talento de jovens profissionais. O escritório foi escolhido a partir de uma lista com 14 finalistas.

O júri – composto pela arquiteta espanhola Ángela García de Paredes Pedrosa e pelos arquitetos Gurjit Singh Matharoo e Ronald Rietveld – elogiou a “consistência e continuidade da arquiteta… de um simples pavilhão a uma residência familiar, a tenacidade e determinação para alcançar sua visão e trabalhar de perto no terreno.”

Ángela ainda acrescentou: “Carla Juaçaba propôs algo que me interessa muito e que nunca vi antes. Também significa muito celebrar o trabalho de uma arquiteta mulher – é duro ser mulher no campo da arquitetura.”

Carla Juaçaba Studio receberá um prêmio de 10 mil libras em reconhecimento aos seus projetos destacados, como a capela do Pavilhão da Santa Sé na Bienal de Veneza de 2018 e a Casa Santa Teresa, no Rio de Janeiro.

A premiação deste ano também contou com a apresentação do Prêmio Peter Davey – segundo editor mais antigo da Architectural Review e fundador do AR Emerging Architecture Awards em 1999, que faleceu no início de 2018 – concedido como uma celebração da 20ª edição do Emerging Architecture. O prêmio foi entregue ao escritório Aulets Arquitectes de Mallorca, na Espanha.

Confira a lista completa de finalistas do AR Emerging Architecture Awards 2018:

Carla Juaçaba Studio, Rio de Janeiro, Brasil (vencedora)
Yu Momoeda Architecture Office, Fukuoka, Japão (menção honrosa)
Johansen Skovsted Arkitekter, Copenhagen, Dinamarca (menção honrosa)
Aulets Arquitectes, Palma de Mallorca, Espanha (Prêmio Peter Davey)
Abari, Kathmandu, Nepal
Alejandro Guerrero | Andrea Soto, Zapopan, México
Ampuero Yutronic, Londres, Reino Unido
DOMAT, Hong Kong
OJT, New Orleans, Estados Unidos
Rosmaninho + Azevedo, Porto, Portugal
Studio FH Architects, Kampala, Uganda
Studio Weave, Londres, Reino Unido
T O B Architect, Dublin, Irlanda Titan, Nantes, França