Projeto do Centro de Tecnologia Klabin vence A' Design Award

A obra assinada pelo arquiteto Paulo Brazil E. Sant'Anna foi ganhadora do prêmio internacional, iniciativa que pretende apontar os projetos de maior qualidade e também divulgar globalmente os vencedores, ampliando suas oportunidades de trabalho


As fachadas do Centro de Tecnologia são translúcidas. Foto: Pedro Kok

Localizado em Telêmaco Borba, no interior do Paraná, O Centro de Tecnologia Klabin (CTK) conquistou o prêmio internacional Golden A’ Design Award 2018-2019 na categoria Arquitetura, Construção e Design de Estruturas. Esta premiação do A’ Design Award & Competition tem como objetivo destacar os melhores trabalhos inscritos em arquitetura, urbanismo e conceitos de design - de todo o globo. Além disso, os vencedores recebem apoio da instituição promotora do evento na comunicação e no marketing para que se tornem conhecidos de contratantes e investidores mundo afora.

O CTK, projetado pelo arquiteto Paulo Brazil E. Sant'Anna, foi entregue em maio de 2017 e soma mais de 4.000 metros quadrados, pensados para hospedar um modeno centro de pesquisa do setor de papel e celulose.

Para o arquiteto, o desafio do projeto foi pensar o conjunto como um marco humanizado, destinado à imersão intelectual dos pesquisadores que nele atuam. “A utilização de uma única pele que circunda e delimita seu perímetro por contínuas marquises de visitação define por si só o partido arquitetônico. As linhas horizontais acentuadas respeitam o sítio de implantação e determinam o conjunto que se mescla à paisagem, costurando a terra ao repousar terraços no declive do terreno”, comentou Brazil.

O conjunto é composto por dois blocos com acessos independentes, interligados por passarelas. No bloco principal há três pavimentos, destinados às atividades de laboratórios e pesquisa; no bloco anexo, voltado para a face norte, há dois pavimentos, com um auditório para 80 pessoas, área de eventos e exposições.

O Centro de Tecnologia Klabin se dedica a cinco eixos de pesquisa: qualidade da madeira, desenvolvimento de novos produtos e aplicações – celulose, desenvolvimento de novos produtos e aplicações – papéis para embalagem, novas rotas tecnológicas com base florestal e meio ambiente e sustentabilidade.

A cerimônia de premiação para os ganhadores nas 40 categorias, cada uma voltada a um segmento específico do design, está prevista para o próximo dia 28 de junho (sexta-feira), em Como, na Itália.

Veja mais detalhes do projeto aqui, ou nesta outra reportagem do portal Arcoweb.

Publicada originalmente em ARCOweb em 25 de Junho de 2019
  • 0 Comentários

ENVIE SEU COMENTÁRIO

Assine PROJETO e FINESTRA!
Acesso completo grátis para assinantes


Quem assina as revistas da ARCO pode acessar nosso acervo digital com mais de 7 mil projetos, sem custo extra!

Assine agora