Chamada para inscrição no Prêmio IABsp 2019

Até 17 de novembro de 2019, profissionais e estudantes da área de arquitetura e urbanismo podem inscrever-se no Prêmio IABsp 2019


(Imagem: Divulgação)

O IABsp realiza mais uma edição do Prêmio de arquitetura e urbanismo da cidade de São Paulo. Com inscrições abertas até 17 de novembro deste ano, é livre a candidatura de profissionais, associados ou não, estudantes do nicho arquitetônico e cujo autor coordenador técnico seja arquiteto(a).

O objetivo da iniciativa é identificar os avanços e desafios enfrentados na produção da arquitetura e urbanismo contemporâneos, de modo a reconhecer as propostas que contribuam, efetivamente, para o desenvolvimento de técnica, conhecimento e ambiente construído em diálogo com natureza, sociedade, economia e cultura.

O modelo proposto, neste ano, será o de celebrar obras referenciais para cada categoria e destacar aquelas que apresentem qualidade técnica, reflexão política, ética, poética, capacidade transformadora constituídas de argumentos, teses, valores e princípios propostos. Portanto, cada categoria receberá a indicação de obras que se destacaram na produção arquitetônica e urbanística recente, implicando a não obrigatoriedade de indicação para determinada categoria se o júri assim não o achar.

Poderão ser destacadas até cinco propostas em cada categoria: Edificações - residencial unifamiliar; residencial multifamiliar e uso misto; habitação de interesse social; comercial e industrial; cultural e institucional; restauro e requalificação; arquitetura de interiores -, Urbanismo - desenho urbano e arquitetura da paisagem; planejamento urbano -, Ativismo Urbano, Arquitetura Efêmera, Materialidades - estrutura mista; estrutura em madeira -, Publicação de Arquitetura e Urbanismo, Fotografia de Arquitetura e Cidade, Plataformas e suportes tecnológicos, e Estudantes de Arquitetura e Urbanismo.

É importante destacar que os selecionados nas categorias Edificações - residencial unifamiliar; residencial multifamiliar e uso misto; habitação de interesse social; comercial e industrial; cultural e institucional; restauro e requalificação; arquitetura de interiores - e Urbanismo - desenho urbano e arquitetura da paisagem; planejamento urbano - serão os representantes brasileiros do Prêmio Oscar Niemeyer, organizado pela Rede de Bienais de Arquitetura da América Latina (REDBAAL), em conjunto com a Fundação Oscar Niemeyer. A premiação fará parte das atividades do Congresso Mundial de Arquitetos UIA 2020 Rio, que acontecerá na cidade do Rio de Janeiro em meados do próximo ano.

O anúncio da composição do júri acontecerá no próximo dia 30 de outubro e a cerimônia de premiação em 29 de novembro desse ano, no vão livre da Praça das Artes, no centro de São Paulo.

Acesse o Edital do Prêmio IABsp 2019. Mais informações no site oficial do IABsp.

Publicada originalmente em ARCOweb em 24 de Outubro de 2019
  • 0 Comentários

ENVIE SEU COMENTÁRIO

Assine PROJETO e FINESTRA!
Acesso completo grátis para assinantes


Quem assina as revistas da ARCO pode acessar nosso acervo digital com mais de 7 mil projetos, sem custo extra!

Assine agora