Cristiano Mascaro ganha duas exposições em São Paulo

No Sesc Pinheiros, O que os Olhos Alcançam traça um amplo panorama do trabalho do fotógrafo, enquanto Alma, no Cidade Matarazzo, integra a programação do circuito de galerias da mostra SP-Arte

Imagem da mostra Alma, de Cristiano Mascaro (Foto: divulgação)

Bastante conhecido pela técnica e sensibilidade no registro da arquitetura – sua obra já foi celebrada em importantes instituições como a Pinacoteca do Estado de São Paulo, o Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand (MASP), o Museu da Imagem e do Som (MIS), e o Deutsches Architekturmuseum, na Alemanha -, o também arquiteto Cristiano Mascaro prepara um amplo panorama do seu trabalho, que já soma 50 anos na cena paulistana, brasileira e internacional, para a exposição O que os Olhos Alcançam – Cristiano Mascaro.

A mostra revela a imagética da sua fotografia e suas afinidades com a arquitetura, o espaço urbano, as pessoas e as paisagens, temas caros ao profissional formado pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (FAU-USP) e fotógrafo independente, que construiu sua trajetória como um apaixonado por paisagens urbanas e suas histórias, fossem elas realistas ou abstratas. A curadoria coube ao tarimbado Rubens Fernandes Junior, pesquisador, crítico de fotografia, jornalista e professor universitário em São Paulo, e autor de O século XIX na fotografia brasileira (Editora Francisco Alves, RJ, 2000), Labirinto e identidades – fotografia brasileira contemporânea (Editora Cosac & Naify, SP, 2003) e De volta à luz – Fotografias nunca vistas do Imperador D. Pedro II (Instituto CulturalBanco Santos, SP, 2003), entre outros livros.

Já em Alma, de Cristiano Mascaro, propõe-se uma investigação do mesmíssimo lugar no qual a mostra será sediada, endereço paulistano que passa por um extenso projeto de renovação visando transformar o antigo Hospital Matarazzo, fechado durante 20 anos, num complexo chamado hoteleiro chamado Hotel & Suites Rosewood de São Paulo – com torre assinada pelo premiado arquiteto Jean Nouvel, interiores do designer Philippe Starck e espaço cultural pelo arquiteto Rudy Ricciotti.

Em busca do espírito desse lugar, com sua história tão singular, o fotógrafo fez registros que captam a disputa entre a natureza e o concreto, o verde e a paisagem urbana. Desde 2013, Cristiano Mascaro investiga a história dos vários espaços abandonados da instituição desativada, hoje tomada por jardins abandonados, até chegar às 20 imagens em preto e branco, em grande formato, notórias em revelar o que está escondido e proibido aos visitantes, criando uma linguagem de narrativa que convida o espectador a imaginar por onde o Homem deixou seu rastro.

A exposição tem curadoria do francês Marc Pottier, profundo conhecedor de arte contemporânea, que assim descreve o talento de Mascaro: “Com habilidade, Mascaro produz imagens inesperadas, que remetem sutilmente sem ser jamais descritivas. É um fotógrafo do invisível que nunca fotografa o óbvio, o monumental. Em seus registros, o ser humano está geralmente ausente, porque o que lhe interessa são os lugares, antes ou depois do Homem. Ele prefere que tentemos o decifrar e sugere que o espectador se perca imaginando as vidas que por lá passaram e que irão passar”.

E prossegue: “O rigor do enquadramento frequentemente se traduz na utilização do que é conhecido entre os profissionais da imagem como plongée, mergulho em francês, técnica que altera o ponto de fuga da imagem dando ao espectador uma perspectiva do alto para baixo. Seu profundo conhecimento da luz conduz seu olhar a usufruir de uma intimidade incomum com a arquitetura. A sombra da sombra é surpreendida em suas imagens podendo até evocar as pinturas de Rothko ou de Gerhard Richter. No entanto, sua linhagem também descende de outros grandes fotógrafos, entre eles, o húngaro André Kertesz. Lembra Henri Cartier-Bresson e sua teoria do l’instant décisif – o instante decisivo – que exprime a mais clara visão do mundo ao redor de um determinado sujeito.”

O que os Olhos alcançam – Cristiano Mascaro
Local Sesc Pinheiros/ Espaço Expositivo (2º andar)
Endereço Rua Paes Leme, 195, Pinheiros, São Paulo, SP
Evento de abertura 28 de março (quinta-feira), às 20h
Visitação de 29 de março a 23 de junho de 2019
Horário de funcionamento nas terças-feiras quartas-feiras, quintas-feiras, sextas e sábados, das 10h30 às 21h30; aos domingos, das 10h30 às 18h30
Tel. (11) 3095-9400
Entrada livre e gratuita

Alma, de Cristiano Mascaro
Local Cidade Matarazzo
Endereço Alameda Rio Claro, 190 (portão preto na esquina com a Rua São Carlos do Pinhal)
Evento de abertura 02 de abril, das 17h às 22h
Visitação de 03 a 28 de abril, somente com agendamento pelo email [email protected]
Horário de funcionamento de segunda-feira a sexta-feira, das 10h às 17h
Entrada gratuita
* No dia 28 de abril, o Cidade Matarazzo participa do Paulista Cultural, evento que reúne as principais instituições culturais da região da Avenida Paulista, que juntas promovem uma série de atividades exclusivas e gratuitas