Cubas desenhadas por Ruy Ohtake vencem Red Dot Awards

Criação do consagrado arquiteto brasileiro para a Roca, linha de equipamentos sanitários com traço orgânico foi ganhadora em importante categoria do prêmio internacional de design

Na cerimônia em Essen, Alemanha, estiveram presentes Ruy Oktake e Aline Pereira, gerente de marketing da Roca Brasil. (Foto: Divulgação)

 

Na noite deste último dia 08 de julho (segunda-feira), a coleção de cubas assinada pelo arquiteto e designer brasileiro Ruy Ohtake foi vencedora da honraria máxima do Red Dot: o Best of the Best de 2019, na categoria Banheiros. A divulgação ocorreu durante cerimônia na cidade alemã de Essen, organizada pela Red Dot Award – maior premiação internacional de design, promovida pelo Design Zentrum Nordrhein Westfalen, também da Alemanha.

A celebração reconheceu o excelente trabalho do mestre brasileiro em parceria com a Roca, líder mundial no segmento de louças sanitárias, valorizando as linhas orgânicas e o design atemporal típicos do profissional. A peça ganhadora foi inspirada na casca do ovo – suas curvas sinuosas chamaram a atenção dos jurados – e tem como objetivo levar o design para a rotina diária. “Ao conceber a cuba, pensei primeiro em valorizar a água e depois os atos normais do dia a dia, que são importantes para a vida. Quis fazer com que a cuba fosse mais do que um simples objeto industrial, meu objetivo foi torná-la uma peça bonita e interessante – parte da rotina”, revelou o arquiteto.

O processo criativo se deu após algumas visitas de Ruy Ohtake à fábrica da Roca, em Jundiaí, SP. Lá, o arquiteto compreendeu o processo produtivo e explorou todas as possibilidades da tecnologia Fineceramic®, sistema exclusivo da Roca para a fabricação de louças sanitárias, que possibilita criar peças com bordas ultrafinas de até 5 mm. “Tinha muita curiosidade em saber como as peças são fabricadas. Então visitei a fábrica quatro vezes a fim de conhecer o processo de perto – para descobrir como poderia fugir das formas das cubas comuns, retangulares ou redondas. Numa grata surpresa, minha proposta de imprimir curvas orgânicas de maneira elegante só foi possível devido à tecnologia da Roca, que permite fazer a cerâmica com uma espessura bastante reduzida. Também quis incluir cor, pois o Brasil é um país colorido”, continua o profissional.

“Com 100 anos de história, é a primeira vez que a Roca é premiada com o Red Dot Award na categoria de produtos, reconhecida como a maior premiação internacional do design. E é ainda mais valioso para nós que tenha sido recebido por um arquiteto brasileiro, com o gabarito do Ruy Ohtake, levando o design brasileiro para todo o mundo”, contou a Pau Abelló, presidente Roca Brasil.

A linha Ruy Ohtake by Roca foi desenvolvida com a exclusiva tecnologia Fineceramic®, a mais avançada na fabricação de louças com superfícies ultrafinas. Entre os modelos, há três cubas de apoio e uma de sobrepor, em quatros cores disponíveis no acabamento matte (branco, grafite, dark brown, preto, bege), além do tradicional branco brilhante.

Os quatro modelos deram início a um importante momento da marca no Brasil, que passou a investir também em produtos concebidos por grandes nomes nacionais de arquitetura e design.