Cultura oriental invade primeiro Esquina da Arquitetura de 2019

A noite lançou a edição 447 da revista PROJETO em seu aniversário de 42 anos e homenageou o arquiteto Ruy Ohtake

O primeiro Esquina da Arquitetura de 2019, encontro realizado bimestralmente pela revista PROJETO no showroom da marca de mobiliário parceira Herman Miller, reuniu arquitetos e profissionais do mercado em noite de tema oriental na última quinta-feira, 28 de fevereiro, em São Paulo.

O evento marcou também o aniversário de 42 anos de existência da revista PROJETO: “É uma enorme luta, da qual nos orgulhamos muito! Queria dedicar um agradecimento especial ao meu pai, Arlindo Mungioli, que é o grande diretor da maior parte dessa história de 42 anos”, disse Fernando Mungioli, Publisher da revista PROJETO.

Além de lançar a edição 447 da PROJETO, que traz especialmente o Anuário de projetos futuros e o Guia de Produtos, o evento homenageou o arquiteto Ruy Ohtake, integrante da seção Perfil da edição.

“A revista PROJETO é a mais importante do Brasil, então ter uma homenagem dela é, com certeza, muita felicidade para um arquiteto. O meu pai, que sempre teve um carinho especial pela PROJETO – inclusive com muitos de seus projetos publicados por ela até em algumas capas –, agora vê esse recheio [seção Perfil] somado à capa com croqui e cor preferida dele, o vermelho, juntamente aos últimos dois projetos: o Unique Garden e o Parque Mogi das Cruzes. Eu, inclusive, participei deles enquanto estava no escritório. Então é muito gratificante ver o pai e os dois projetos, dos quais eu gosto muito, fazendo parte da edição”, contou o arquiteto Rodrigo Ohtake, filho do homenageado.

Em seu discurso, Ruy Ohtake destacou o Esquina da Arquitetura como: “(...) uma reunião muito festiva, na qual falamos um pouquinho de arquitetura e onde o principal é a convivência que a revista PROJETO nos permite”.

Em complemento, Rodrigo Ohtake considerou o evento como uma oportunidade de reencontro entre amigos e gerações diferentes de arquitetos, chamando atenção para a necessidade do fortalecimento da classe: “Acho que a PROJETO faz muito bem em promovê-lo [Esquina da Arquitetura] porque, eu costumo dizer, os arquitetos não são uma classe muito unida, então precisamos reivindicar mais, ter mais respeito aos projetos, buscar melhores remunerações... mas enquanto a classe não é unida, essas reivindicações se tornam apenas individuais. O CAU já faz um trabalho bem melhor do que na época do CREA, mas acho que os arquitetos ainda precisam se tornar um coletivo mais importante não só para a própria classe, mas também para a sociedade e para a cidade. Um exemplo: o governo, quando faz intervenções na cidade, raramente entrevista os arquitetos, então ainda é algo bastante mercadológico. Permanecem, então, esquecidos os que desenham e pensam a cidade, mas também, muitas vezes, por culpa deles mesmos”.

Lilian Dal Pian, do escritório Dal Pian Arquitetos, considera as reuniões: “(...) fundamentais para ter um encontro com os colegas, somado à homenagem sempre dada ao arquiteto escolhido com bastante carinho pela revista PROJETO. É algo que falta no presente e que nós vemos de forma muito positiva, pois são esses eventos que congregam os arquitetos e neles temos a possibilidade de trocarmos informações em uma ambientação leve e descontraída. Podemos falar de arquitetura e de várias outras coisas. É uma iniciativa importante para o grupo”.

O Esquina da Arquitetura contou com o patrocínio das empresas Roca Cerámica, Ecophon e Tramontina, o apoio da Atec Original Design, da Novo Ambiente e da indústria de mobiliário urbano mmcité8, além da parceria com a equipe do chef e arquiteto Beto Pierro.



Publicada originalmente em ARCOweb em 01 de Março de 2019
  • 0 Comentários

ENVIE SEU COMENTÁRIO

Assine PROJETO e FINESTRA!
Acesso completo grátis para assinantes


Quem assina as revistas da ARCO pode acessar nosso acervo digital com mais de 7 mil projetos, sem custo extra!

Assine agora