Ecoeficiência é princípio e conceito no Sesc Birigui

Com projeto arquitetônico sustentável, mais nova unidade do Sesc será inaugurada no dia 25 de novembro


Sesc Birigui (Foto: Ricardo Ferreira)

O centro sociocultural e desportivo projetado pelo escritório Teuba Arquitetura e Urbanismo, que será inaugurado no próximo dia 25 de novembro, em Birigui, noroeste de São Paulo, conta com mais de 7,5 mil metros quadrados de área construída em terreno no centro da cidade doado pela prefeitura.

O programa do novo Sesc do interior do estado é composto por espaços diversos: teatro amplo; quadra poliesportiva; quadra de areia; campo de futebol society; parque aquático com piscinas semiolímpica climatizada, infantil e de biribol; solário; biblioteca com cerca de 3 mil títulos; clínica odontológica; espaço de tecnologia e artes; áreas de exposições; espaço de brincar; sala de ginástica multifuncional (climatizada) e cafeteria.

As arquitetas Rita de Cassia Alves Vaz e Christina de Castro Mello, responsáveis pela construção das unidades do Sesc em Bertioga e Jundiaí, consideraram vários critérios para a elaboração da unidade Birigui, buscando minimizar a geração de resíduos ao meio ambiente e à comunidade. A estrutura composta por vigas metálicas laminadas é leve e possibilita desmontagem, reutilização e reciclagem.

Para efeitos de conforto térmico, a ventilação cruzada acontece através de varandas nas laterais do edifício, e os sistemas de ar-condicionado possuem bom coeficiente de desempenho, permitindo reduzir a energia elétrica consumida.

Outro ponto do projeto que chama a atenção é o teto verde da unidade que, além de reduzir a absorção do calor e contribuir para o conforto térmico, aumenta a umidade do ar, diminui a poluição sonora, absorve poluentes e melhora a qualidade do ar no entorno. O espaço também estará apto a receber ações de educação ambiental.

Com relação às tecnologias empregadas na infraestrutura, destaca-se o sistema de reaproveitamento de água pluvial, tratamento de esgoto (prestado pela Estação de Tratamento de Esgoto – ETE) e reúso desta água tratada para bacias sanitárias e irrigação dos jardins. Também foram instalados dispositivos que controlam a vazão da água nos banheiros para precaver desperdícios.

Como proposta de diminuição do consumo de energia, o aquecimento de água nos banheiros é gerado por placas solares e a iluminação é composta por luminárias e lâmpadas com modelos eficientes.

Ao adotar essas características, o Sesc Birigui está apto a receber a Certificação Leed, concedida a construções sustentáveis, e a Certificação Procel Edifica, que atesta a eficiência energética da construção.

 

Sesc Birigui
Endereço Rua Manoel Domingos Ventura, 121, Vila Xavier, Birigui (SP)
Horário de funcionamento no fim de semana de inauguração 
Dias 25 e 26 de novembro, das 10h às 19h
Horário de funcionamento da unidade 
Terça a sábado, das 13h às 22h; Domingos e feriados, das 9h30 às 18h30