Escola da Cidade mostra trajetória de São Paulo em exposição

Com abertura em 15 de agosto de 2019, o acervo retrata o desenvolvimento urbano histórico da cidade e apresenta como a capital pode transformar suas áreas pós-industriais em centros urbanos heterogêneos


(Imagem: Divulgação)

Com abertura na próxima quinta-feira (15), na Escola da Cidade, a exposição São Paulo: Uma biografia gráfica apresenta um retrato da maior cidade do Brasil, narrando seu acelerado crescimento através de arquivos, fotografias, desenhos originais e textos. No dia da inauguração, haverá uma palestra de Felipe Correa e Sol Camacho, curadores da exposição, com a participação do arquiteto e coordenador pedagógico da Escola da Cidade, Vinicius Andrade, no Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB-SP), às 18h30 seguido pelo coquetel de abertura, às 20h, na Galeria da Cidade.

Em uma parceria com a University of Virginia, The Haddad Foundation e o Instituto de Arquitetos do Brasil - Departamento de São Paulo, essa exposição foi desenvolvida a partir do livro homônimo de Felipe Correa e é o primeiro estudo que compreende a evolução urbana de São Paulo e sua atual forma. A mostra que teve a curadoria de Felipe Correa, Sol Camacho, Devin Dobrowolsky, Anthony Averbeck, em colaboração com a Escola da Cidade, traz para São Paulo uma nova leitura da complexa e única metrópole que possibilitará novas maneiras de se pensar seu futuro.

A exposição e o livro estimulam a repensar a concepção sobre esses espaços e oferecem um compilado de visões sobre reestruturações urbanas necessárias que poderiam ajudar a aliviar as disparidades socioeconômicas entre o centro da cidade e a periferia. Os planos urbanos do século XXI apresentam uma perspectiva única de como as cidades podem imaginar seu futuro.


Exposição “São Paulo: Uma Biografia Gráfica”
Local Galeria da Cidade | Escola da Cidade
Endereço Rua General Jardim, 65 - Vila Buarque, São Paulo - SP
Abertura 20h
Duração 15 de agosto a 15 de novembro de 2019
Horário segunda a sexta, 10h às 20h | sábados, 10h às 12h e 14h às 16h
Entrada franca

Palestra de inauguração
Local Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB)
Endereço Rua Bento Freitas, 306 - 4º andar - Vila Buarque, São Paulo - SP
Horário 18h30
Entrada franca

Publicada originalmente em ARCOweb em 13 de Agosto de 2019
  • 0 Comentários

ENVIE SEU COMENTÁRIO

Assine PROJETO e FINESTRA!
Acesso completo grátis para assinantes


Quem assina as revistas da ARCO pode acessar nosso acervo digital com mais de 7 mil projetos, sem custo extra!

Assine agora