Esquina da Arquitetura sobe a serra e homenageia MPGAA

Clima serrano é tema do Esquina da Arquitetura, que se inspirou nos locais de implantação de obras do MPG Arquitetos Associados, escritório homenageado na edição 448 da revista PROJETO

A noite da última quinta-feira (25) foi marcada por mais uma edição do Esquina da Arquitetura – evento bimestral que lança as edições da revista PROJETO e promove o encontro entre arquitetos e profissionais da área. No ritmo de bossa nova e clima serrano, a homenagem foi para o MPG Arquitetos Associados, escritório consolidado há 16 anos no mercado e que inspirou a temática da noite por estar na seção Perfil da edição 448 da revista PROJETO.

“É uma honra! A revista PROJETO é aquela que a gente assina desde estudante. Então é o lugar em que sempre quisemos estar e participar – inclusive, é sempre muito gratificante quando aparecemos com alguns projetos. Quando é capa então… é incrível! A penúltima foi com a Escola Eleva, de Botafogo [edição 445 da revista PROJETO]”, contou Miguel Pinto Guimarães, titular do MPGAA.

O arquiteto ainda comentou, descontraído, sobre a importância do evento e o clima da noite: “É muito legal estar com a classe de arquitetos e é algo que acontece muito no Rio de Janeiro: os arquitetos sempre estão muito juntos e trocam experiências. Sinto um pouco de falta disso aqui em São Paulo. Porém temos que imprimir essa ‘carioquisse’ aqui”.

O arquiteto Carlos Fortes, do Estúdio Carlos Fortes, especializado no segmento de iluminação, discorreu com a mesma abordagem: “A questão é que estão todos trabalhando, cada um no seu nicho. Nessas oportunidades podemos nos encontrar e ter esse intercâmbio entre os arquitetos – ainda mais hoje em dia, que o mundo é cada vez mais virtual. Poder ter contato direto é sempre muito bem-vindo”.

“Eu adoro. Venho sempre. A gente fica muito preso no escritório, então é uma chance de trocar informações e experiências em um contexto informal. É um ambiente que estimula essas conversas”, afirmou Paula Otto, sócia fundadora do escritório Arquitetura Nacional. 

A arquiteta ainda comentou sobre a importância do conteúdo editorial produzido pela revista PROJETO: “A gente tem muito orgulho de ter participado dessa história. A nossa primeira obra, que foi a Praça Municipal [edição 412 da revista PROJETO], saiu na capa da revista e, para nós, foi o que impulsionou o escritório no Brasil inteiro. Não éramos ninguém antes disso e nos deram uma chance. Agradeço sempre à equipe da revista”.

“A revista PROJETO tem um mérito enorme. Primeiro por sobreviver ao mercado editorial em um nicho quase fechado e segundo por ser muito prestigiada”, completou Miguel Pinto Guimarães, homenageado da noite.

O Esquina da Arquitetura, realizado no showroom da marca de mobiliário parceira Herman Miller, contou com o patrocínio das empresas Roca Cerámica, Ecophon, Indusparquet, Tramontina e com o apoio da Atec Original Design, da Novo Ambiente e da indústria de mobiliário urbano mmcité8, além da parceria com a equipe do chef e arquiteto Beto Pierro.