Exposição: 33º Prêmio Design Museu da Casa Brasileira

As peças premiadas e selecionadas pelo júri integram mostra com abertura prevista para o dia 23 de novembro (sábado), no MCB. A exposição se estende até 8 de março de 2020


Identidade do 33º Prêmio Design MCB (Autoria: Stephanie Mathias de Souza | ESPM | Orientação: Marise de Chirico e Lara Vollmer)

No próximo dia 23 de novembro, o Museu da Casa Brasileira inaugura a exposição do 33º Prêmio Design MCB e, simultaneamente, o painel Pioneiros do Design Brasileiro - José Zanine Caldas.

Representando essa 33ª edição do Prêmio, estarão expostos 91 projetos entre as categorias de Produtos e Trabalhos Escritos. As categorias de Produtos trazem 64 peças, sendo 29 premiadas (1º, 2º, 3º e Menções Honrosas) e outras 35 selecionadas pelo júri para integrarem a exibição. Em Trabalhos Escritos poderão ser vistos 27 trabalhos entre premiados e selecionados, nas modalidades Publicados e Não Publicados.

A mostra Concurso do Cartaz, que divulga a peça vencedora e outros 45 trabalhos selecionados, possibilita aos visitantes elegerem seu cartaz favorito por meio de votação popular. O resultado dessa escolha será divulgado em março de 2020.

"O Prêmio Design MCB, o mais tradicional do segmento no país revela talentos e consagra profissionais e empresas, reforçando a missão do museu de promover o debate e a reflexão sobre a produção contemporânea, tanto acadêmica como comercial, no campo do design", comenta Miriam Lerner, diretora geral do Museu da Casa Brasileira.

Este ano, a premiação recebeu 559 trabalhos que foram julgados por duas comissões independentes. Levi Girardi, designer formado pela FAAP-SP e sócio fundador do estúdio de design e inovação Questtonó, coordenou a comissão avaliadora nas categorias de produtos. Já Trabalhos Escritos foi coordenada por Teresa Riccetti, docente e pesquisadora no curso de design da Universidade Presbiteriana Mackenzie.

Em paralelo à abertura da exposição, acontecerá a 24a edição da feira Mercado das Madalenas, contendo uma variedade de peças exclusivas, feitas artesanalmente por aproximadamente 120 expositores oriundos de várias cidades do país.

Programação de abertura da exposição (das 10h às 20h)
Visitação à exposição 33º Prêmio Design MCB, mostra Concurso do Cartaz e Painel Pioneiros do Design Brasileiro. Estarão na exposição os 91 produtos e trabalhos escritos, divididos entre 1º, 2º, 3º lugares, menções honrosas e peças selecionadas pelas comissões julgadoras. A mostra do Concurso do Cartaz contará com a peça vencedora e outros 43 trabalhos selecionados, e o Painel Pioneiros do Design Brasileiro apresentará a trajetória do designer José Zanine Caldas.

Encontro com o júri (11h)
Roda de conversa no espaço expositivo com jurados, participantes e público geral sobre a escolha dos trabalhos.

Lançamento do livro 'José Zanine Caldas' (das 14h às 15h30h)
Com textos de Amanda Beatriz Palma de Carvalho, Lauro Cavalcanti e Maria Cecilia Loschiavo - Editora Olhares. Na ocasião haverá uma mesa de debate com Amanda Beatriz Palma de Carvalho, Maria Cecilia Loschiavo dos Santos e Alexandre Penedo.

Lançamento da Revista ArqXP e do catálogo da 33a edição do Prêmio Design MCB (das 17h às 18h30)
No lançamento da revista ArqXP que encarta o catálogo desta edição da premiação, o tema 'Design de embalagens, transporte e distribuição de mercadorias nas cidades' será debatido com os convidados Patrícia Acioli, Relações Corporativas da Scania Latin America; Vinícius Picanço, professor e pesquisador do Insper. O debate terá como mediador Gustavo Curcio, criador e diretor da startup ArqXP.

Mercado das Madalenas (das 10h às 20h)
Mais de 120 expositores, praça de alimentação e atividades gratuitas para crianças e adultos.

Abertura das exposições: 33º Prêmio Design MCB, Concurso do Cartaz e Painel Pioneiros do Design Brasileiro - José Zanine Caldas
Data 23 de novembro de 2019, sábado
Horário das 10h às 20h
Entrada gratuita
Local Museu da Casa Brasileira (MCB)
Endereço Av. Brig. Faria Lima, 2705 - Jardim Paulistano, SP
Tel.: (11) 3032-3727

Visitação
De terça a domingo, das 10h00 às 18h00, até 08 de marco de 2020
Ingressos: R$ 15 e R$ 7,50 (meia-entrada) | Crianças até 10 anos e maiores de 60 anos são isentos | Pessoas com deficiência e seu acompanhante pagam meia-entrada
Gratuito aos finais de semana e feriados
Acessibilidade no local
Bicicletário com 40 vagas | Estacionamento pago no local
Visitas orientadas: (11) 3026.3913 | agendamento@mcb.org.br | www.mcb.org.br

Publicada originalmente em ARCOweb em 13 de Novembro de 2019
  • 0 Comentários

ENVIE SEU COMENTÁRIO

Assine PROJETO e FINESTRA!
Acesso completo grátis para assinantes


Quem assina as revistas da ARCO pode acessar nosso acervo digital com mais de 7 mil projetos, sem custo extra!

Assine agora