Exposição: Sotaques Paulistanos da Bauhaus por Leonardo Finotti

A mostra desenvolvida pelo fotógrafo Leonardo Finotti estimula novos olhares ao vocabulário formal da Bauhaus e destaca a produção da arquitetura brasileira


(Imagem: Divulgação)

No dia 17 de agosto de 2019, a Casa Modernista, instituição vinculada ao Museu da Cidade de São Paulo e à Secretaria Municipal de Cultura, inaugura a exposição Sotaques Paulistanos da Bauhaus, mostra individual do fotógrafo Leonardo Finotti. Com 20 obras, é registrado o viés da escola alemã em obras de arquitetos brasileiros como Lina Bo Bardi, Vilanova Artigas, Burle Marx, Oscar Niemeyer, Paulo Mendes da Rocha, Rino Levi, David Libeskind, Décio Tozzi, Joaquim Guedes, Marcos Acayaba, entre outros.

O olhar de Leonardo Finotti revela as construções desses grandes mestres para mostrar, como no brutalismo, a essência e a função dos materiais como vidro, madeira e aço, e a integração com o urbanismo e outras características da escola em edifícios, públicos ou privados, casas e jardins na capital paulista, batizando suas fotos com os nomes dos elementos arquitetônicos que elas apresentam. Assim, Pilar, Rampa, Marquise, Esquadria, Brise, Viga, Treliça compõem a exposição.

À convite do diretor do Departamento dos Museus Municipais, Marcos Cartum, a mostra ganha os espaços da primeira Casa Modernista de São Paulo, assinada pelo arquiteto Gregori Warchavchik, e chega com o cuidado de dialogar respeitosamente tanto com o espaço, que está em início de obras de restauro, quanto com o olhar do fotógrafo em cada imagem.

"O diálogo entre os espaços da primeira construção modernista no Brasil e os registros de alguns exemplares da arquitetura de 'inspiração bauhausiana' possibilita uma imersão poética singular que potencializa a percepção de conceitos e princípios do programa da escola presentes na paisagem paulistana", afirma Cartum.

Através da expografia de Michelle Jean de Castro, as obras são instaladas em suportes metálicos (escoras) usados para sustentar lajes em construção e se utilizam da iluminação presente. São 20 fotos de 80 x 80 cm, todas em P&B, derivadas de duas séries de produção do fotógrafo: Brutiful e Urbanometria, produzidas entre 2006 e 2018.

"Nosso trabalho, artista-arquiteta, transcende nossa vida de casal como uma simbiose entre a imagem e o espaço, sempre estabelecendo diálogos entre a história da arquitetura e fotografia preenchendo pouco a pouco lacunas na memória visual na América Latina", dizem em uníssono Leonardo e Michele.


Sotaques Paulistanos da Bauhaus por Leonardo Finotti
Local Casa Modernista
Endereço Rua Santa Cruz, 325 - Vila Mariana - São Paulo - SP
Abertura 17 de agosto de 2019, das 14h às 16h
Exposição 17 de agosto de 2019 a 29 de março de 2020
Horário terça a domingo, das 9h às 17h
Entrada franca | Serviço educativo disponível

Publicada originalmente em ARCOweb em 12 de Agosto de 2019
  • 0 Comentários

ENVIE SEU COMENTÁRIO

Assine PROJETO e FINESTRA!
Acesso completo grátis para assinantes


Quem assina as revistas da ARCO pode acessar nosso acervo digital com mais de 7 mil projetos, sem custo extra!

Assine agora