Exposição tematiza vida e obra de Jorge Wilheim

O grande legado do arquiteto e urbanista Jorge Wilheim está representado nessa mostra que convida o público à reflexão sobre cidades mais humanas, justas e conscientes


Vale do Anhangabaú, projeto de Jorge Wilheim (Foto: Bruno Niz)

De 19 de setembro à 14 dezembro de 2019, estará aberta para visitação a exposição Conversas na Praça - o urbanismo de Jorge Wilheim, na unidade do Sesc Consolação, em São Paulo. O público poderá se aprofundar na vida, obra e carreira de Wilheim - essa última que o destaca como arquiteto, urbanista e gestor público, onde desenvolveu e aplicou importantes modelos de planejamento e urbanização em mais de 20 cidades brasileiras.

A expografia, assinada por Pedro Mendes da Rocha, transformará em uma praça o Espaço de Convivência da unidade e os visitantes poderão interagir com o conteúdo exposto, além de dialogarem sobre a importância de espaços públicos que acolham os habitantes das pequenas e grandes cidades. Além do mais, a mostra tem um caráter intimista sobre Wilheim, uma vez nascida de um dos últimos desejos/projetos do arquiteto, que consite em conceber um banco onde ele mesmo pudesse sentar com seus livros, desenhos, pensamentos e jovens para proporcionar trocas e conversas.

O acervo - composto por desenhos técnicos, croquis, fotografias, vídeos e arquivos sonoros, pertencente à família Wilheim e reunido pelo curador Guilherme Wisnik - apresenta as principais obras e projetos do urbanista: o Parque Anhembi, a cidade de Angélica no Mato Grosso do Sul, a reconfiguração do Pátio do Colégio, o calçadão da Rua Augusta, os planos diretores das cidades de Curitiba e Joinville e a reurbanização do Vale do Anhangabaú. Apesar do caráter técnico que o material evidencia, a exposição busca aproximar o público de conceitos importantes para uma cidade cada vez mais habitável.

Deixando a Itália com apenas 12 anos, fugitivo da Segunda Guerra Mundial, a contribuição do trabalho de Wilheim é rica herança para o campo da arquitetura e do urbanismo. Para evidenciar tal importância, a exposição busca aproximar o público leigo de conceitos importantes para uma cidade cada vez mais habitável, já que Jorge Wilheim sempre esteve atento e interessado às mudanças da sociedade no tempo em que viveu, buscando fontes de energias alternativas, soluções para as novas formas de trabalho autônomo e flexível, e caminhos para a participação da sociedade na política.

Portanto, não se trata apenas de uma mostra sobre arquitetura e urbanismo, mas sim de um espaço ambientado para a discussão de uma cidade mais humana, dotada de espaços públicos para ocupação, bem como de maior oferta de ambientes mais verdes e seguros.

Exposição “Conversas na Praça – o urbanismo de Jorge Wilheim”
Local Sesc Consolação | Área de Convivência
Endereço Rua Dr. Vila Nova, 245, Vila Buarque, São Paulo
Abertura 19 de setembro (quinta-feira), às 20h
Visitação 20 de setembro a 14 de dezembro | segunda a sexta, 10h30 às 21h30; sábados e feriados, 10h30 às 18h30
Acesso Estação Mackenzie do Metrô – Linha 4 – Amarela
Classificação etária Livre
Visitas agendadas agendamento@consolacao.sescsp.org.br
Mais informações (11) 3234-3000 | site oficial do Sesc SP - unidade Consolação
Entrada gratuita



Publicada originalmente em ARCOweb em 03 de Setembro de 2019
  • 0 Comentários

ENVIE SEU COMENTÁRIO

Assine PROJETO e FINESTRA!
Acesso completo grátis para assinantes


Quem assina as revistas da ARCO pode acessar nosso acervo digital com mais de 7 mil projetos, sem custo extra!

Assine agora