FGMF cria novo padrão de design para rede de hotéis Ibis

Conceito aberto e caráter industrial nortearam o projeto do escritório paulistano


Lobby do Ibis São Paulo Expo (Foto: Fran Parente)

No último dia 31 de janeiro de 2019 (quinta-feira), os sócios fundadores do escritório FGMF – Fernando Forte, Lourenço Gimenes e Rodrigo Marcondes Ferraz – apresentaram a proposta vencedora da etapa Américas do concurso mundial, organizado pelo Grupo AccorHotels, para reformulação da identidade dos hotéis Ibis na sede da AccorHotels, em Paris. Além do design criado pelo FGMF, também foram selecionados outros dois layouts concebidos pelos escritórios europeu Innocad e asiático Soda.

Como proposta norteadora do projeto, a equipe do FGMF decidiu “abrir as portas” dos hotéis para a cidade e oferecer parte de seus serviços não somente aos hóspedes, mas também aos moradores locais. O escritório propôs a transformação de todo o espaço do térreo dos hotéis em um ambiente com permeabilidade ao entorno.

Tanto as áreas comuns quanto os quartos assumiram design contemporâneo e industrial através do uso de chapas metálicas, pintura cimentícia e instalações aparentes. Para os quartos, o escritório desenhou parte dos móveis com a intenção de tornar o ambiente mais flexível para uso: “Na estante, podem ser apoiados objetos, penduradas roupas e até é possível aproveitá-la como mesa para uma refeição rápida”, explica Rodrigo Marcondes Ferraz, sócio do FGMF.

Para reservas maiores, o escritório desenvolveu quartos com capacidade de quatro a seis camas – incluindo banheiro extra -, além de quartos-conceito com pé direito duplo. O projeto já foi aplicado em quartos do Ibis São Paulo Morumbi, no lobby do Ibis São Paulo Expo e, o primeiro hotel inteiramente concebido no novo padrão, está em obras avançadas na cidade do Porto, Portugal.