França inaugura museu assinado por Elizabeth de Portzamparc

O Musée de la Romanité, que será inaugurado na cidade de Nîmes no próximo dia 2 de junho, traz em sua arquitetura um percurso por 25 séculos de história


(Foto: Nicolas Borel)

No próximo sábado, 2 de junho, será aberto ao público o Musée de la Romanité, em Nîmes, na França, cujo projeto foi desenvolvido pela arquiteta e urbanista brasileira Elizabeth de Portzamparc. Considerado o grande acontecimento cultural do ano no local, o museu é fruto do concurso internacional promovido pela prefeitura da cidade, em 2012, e abrigará acervo arqueológico de 25 mil peças, que abrange o período pré-romano, romano e medieval.

Ocupando 9.100 metros quadrados de área, o projeto também teve sua museografia desenvolvida pela arquiteta, que pensou em criar uma viagem atemporal através do percurso cronológico e temático.

Outro destaque é a série de suportes de reconstituição digital que acompanha os visitantes ao longo do mesmo percurso, ajudando-os a imaginar o aspecto original dos edifícios antigos e a vida cotidiana dos habitantes de cada época.

A arquitetura de interiores e o mobiliário também têm a assinatura de Elizabeth de Portzamparc, o que resultou em um projeto de grande coerência: “Eu analisei profundamente as Arenas e me questionei sobre a própria noção de edifício contemporâneo e sobre como glorificar os 21 séculos de história da arquitetura que separam esses dois prédios (…)”, explica. O museu terá ainda livraria, auditório, café e o restaurante La table du 2.

A próxima edição da revista PROJETO (julho/agosto de 2018) publicará matéria completa sobre o projeto do Musée de la Romanité. Não perca!