Concurso seleciona pavilhão brasileiro para Expo Dubai 2020

Com inscrições abertas até 27 de outubro, o concurso elegerá o projeto do Pavilhão do Brasil na Expo Universal, evento que será realizado em Dubai, entre 2020 e 2021

Imagem: divulgação / Expo 2020 Dubai


Realizado pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) e organizado pelo Instituto dos Arquitetos do Brasil - seção Distrito Federal (IAB-DF), o concurso nacional é aberto a profissionais de arquitetura e expografia. As inscrições vão até 27 de outubro deste ano. 

O intuito é selecionar o Projeto de Arquitetura e Expografia que será utilizado para orientar a construção do Pavilhão do Brasil na Exposição Universal de 2020, que será realizada entre 20 de outubro de 2020 e 10 de abril de 2021, em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos.

Os pavilhões de cada país são a maior atração das Exposições Universais, que ocorrem a cada cinco anos. Eles possuem espaço expositivo, atividades culturais e gastronômicas, seminários e eventos de relacionamento.

A Expo Dubai 2020 terá como tema “Connecting Minds, Creating the Future” (Conectando Mentes, Criando o Futuro), e será distribuída em três eixos temáticos: oportunidade, mobilidade e sustentabilidade. 

O espaço brasileiro ficará no eixo sustentabilidade e será marcado pela palavra-chave sociobiodiversidade. “Together for Diversity” (Juntos pela Diversidade) será o tema destacado no Pavilhão do Brasil, seccionado em Natureza, Pessoas e o Amanhã (Together for Nature, Together for People e Together for Tomorrow) - os arquitetos devem partir desses conceitos para a elaboração de seus projetos.

Segundo a organização do concurso, as propostas devem destacar a diversidade de fauna e flora, a multiplicidade étnica, criativa e cultural do povo brasileiro, além de apresentar o Brasil como um país agregador, inclusive como ator de relevância global nas questões internacionais relacionadas à sustentabilidade.

Os projetos serão avaliados pelas diretrizes de inovação tecnológica e concepção sustentável, que deverão ser destacadas no processo de construção e desmontagem do espaço, além da priorização da experiência sensorial do visitante.

Mais informações e inscrições no site do concurso.

Publicada originalmente em ARCOweb em 21 de Setembro de 2018
  • 0 Comentários

ENVIE SEU COMENTÁRIO

Assine PROJETO e FINESTRA!
Acesso completo grátis para assinantes


Quem assina as revistas da ARCO pode acessar nosso acervo digital com mais de 7 mil projetos, sem custo extra!

Assine agora