Inovação e tradição, juntas, no Salão Satélite

Irmãos Campana assinam a curadoria da mostra síntese do evento, que ocorre paralelamente ao Salão Internacional do Móvel de Milão de 2018

Começou ontem, 17 de abril, e acontece até domingo, 22, o Salão Internacional do Móvel de Milão de 2018. Além da feira propriamente dita, com lançamentos de móveis e objetos para a casa, há, como sempre, uma série de eventos pela cidade de Milão.

No complexo Rho Feira, que sedia o salão, o porvir do design é o tema da 21ª edição Salão Satélite, dedicado às criações de designers com até 35 anos de idade – “uma edição para refletir sobre o futuro do design a partir das suas origens e para explorar o delicado balanço entre o artesanal e as novas tecnologias”, assinala a curadoria do evento, presidida por Marva Griffin Wilshire.

Um aspecto, assim, que perpassa as criações dos 650 selecionados para o Salão Satélite é o resgate de culturas vernaculares em sintonia com tecnologias atuais, de par com o desenvolvimento de objetos que amparam aspectos marcantes da vida contemporânea.

Foi concebida uma mostra que sintetiza o assunto desta edição do Salão Satélite, intitulada “Africa & Latin America Rising Design / Design Emergente”. Como bem diz o nome, ela está divida em duas seções: uma dedicada à América Latina e a outra à África, respectivamente sob as curadorias dos irmãos Campana e de Hicham Lahlou.

Trata-se de uma mostra audiovisual, com cada parte reunindo 18 designers selecionados pelos curadores, cuja identidade profissional é narrada pessoalmente em vídeos exibidos em Milão.

“Há muito pensamento no nosso trabalho e queremos dar algo de volta a todos os que  tenham a habilidade e a sensibilidade para compartilhar um design que é líquido. Apenas elementos fluidos podem permear e se infiltrar nos cantos mais inesperados dos corações frios. É nosso trabalho tentar esquentá-los”, foi como os Campana se referiram à mostra, sempre com a carga emotiva que caracteriza a sua produção.

Do Brasil, Fernando e Humberto Campana selecionaram as atuações de Carol Gay, de Guto Requena, do Moble (a extensão, no campo do design, do escritório paulistano de arquitetura Obra) e Andrea Knecht, mas há também designers da Colômbia (Alexandra Agudelo, Rodrigo Velasco, Jorge Lizarazo, David Del Valle), da Venezuela (Anabella Georgi, Rodolfo Agrella), de El Salvador (Cincoparasalgato), da Argentina (Cristián Mohaded), do México (Gloria Cortina, MT Objects, Thierry Jeannot, Laura Noriega), do Chile (Great Things to People) e do Uruguai (Menini Nicola).

Experimentação e reúso são práticas correntes nas produções destes designers, constantemente vinculadas ao manejo dos materiais, como o vidro, a prata, resíduos plásticos, madeira, tecidos.

Outra iniciativa importante do Salão Satélite, serão anunciados em breve os três vencedores do evento, eleitos entre os 650 participantes.