Livro para Fundamental e Médio ensina a compreender a cidade

Intitulado “Aprendendo a viver na cidade”, o livro que discute a participação de jovens em um mundo cada vez mais urbanizado será lançado em 27 de fevereiro de 2019, na Escola da Cidade

Com lançamento oficial na próxima quarta-feira, 27 de fevereiro de 2019, na Escola da Cidade – Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, o livro “Aprendendo a viver na cidade” destina-se a estudantes do Ensino Fundamental e Médio e traz curso com metodologia que trabalha o envolvimento dos jovens em questões referentes à urbanização.

Desenvolvido pelos arquitetos Vinicius Andrade e Beatriz Vanzolini, em conjunto com a equipe da plataforma Arq.Futuro, o livro – já disponível nas livrarias – desenvolve o curso também em vídeos e áudios da série Cidade Cidadão, acessíveis por QR Code ou pelo site do Arq.Futuro. Além disso, aos professores que pretenderem implementá-lo em sala de aula, estará disponível também o acesso a um Caderno dos Professores, em formato digital, com sugestões e propostas pedagógicas.

O curso se baseia na constatação de que, desde 2007, mais da metade da população mundial vive em cidades, mostrando justamente esse processo e suas consequências, sob o conceito do urbanismo e dos estudos de caso retirados da realidade brasileira: “Mais do que oferecer informação, nosso objetivo é estimular a reflexão e, sempre que possível, a ação”, afirma a autora arquiteta Beatriz Vanzolini.

Cada capítulo do livro é dividido em aulas sobre conceitos-chave do urbanismo moderno, que detalham os desafios enfrentados pelos grandes centros urbanos, oferecendo aos jovens ferramentas para melhorar sua qualidade de vida. As aulas trazem ainda projetos, atividades e dicas de livros e filmes para aprofundar o conteúdo. Vídeos e raps compostos por Rafael Gomes, o MC MMoneis, sintetizam os temas apresentados.

Para o arquiteto Vinicius Andrade: “A cidade é a extensão da nossa casa, e a qualidade de vida que ela oferece está diretamente relacionada às ações de seus moradores”. Tomas Alvim, do Arq.Futuro, conclui: “O curso aborda a cidade sob a perspectiva do morador, estabelecendo a relação com o território e promovendo o espírito crítico para a atuação cidadã”.

Lançamento oficial do livro Aprendendo a viver na cidade
Local Escola da Cidade
Endereço Rua General Jardim, 65 – Vila Buarque
Data 27 de fevereiro de 2019
Horário 19h30
Programação 19h30 – Assinaturas dos autores | 20h – Bate-papo entre a autora Beatriz Vanzolini e Regina Meyer (Doutora em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de São Paulo, professora titular da FAU-USP)