Mostra futurista tem expografia do ST Arquitetura

"Consciência Cibernética [?] Horizonte Quântico" é o nome da exposição tematizada por aspectos futuristas que leva projeto de expografia do escritório ST Arquitetura


Projeto para exposição Consciência Cibernética [?] Horizonte Quântico (Imagem: ST Arquitetura)

Entre 28 de março a 19 de maio de 2019, no Itaú Cultural, a mostra Consciência Cibernética [?] Horizonte Quântico estará aberta para visitação do público trazendo a abordagem do futuro das inteligências humana e artificial e da computação quântica. O escritório ST Arquitetura, de presença recorrente na concepção de projetos expográficos, foi o responsável pela transformação dos três andares do centro cultural.

A equipe do ST Arquitetura elaborou a conceituação do espaço com base na premissa de que cada variável quântica não tem limitação de processamento. Assim, distribuída nos três andares expositivos do Itaú Cultural, a mostra abriga cinco trabalhos no primeiro pavimento; três obras no primeiro subsolo; e a instalação QUANTUM, da artista brasileira Rejane Cantoni, como ambiente imersivo no segundo subsolo.

No trabalho de Rejane Cantoni lançou-se mão da arquitetura para causar a experiência de penetrar em um universo fluido e subatômico no observador. Após a experiência, o público sai pelo verso do trabalho, possibilitando outra visão da obra.

O desenho da exposição, definido a partir da premissa de se obter múltiplas possibilidades de percursos tem livre circulação nos três andares. Painéis curvos estão soltos no espaço, apoiados por traves visíveis ao visitante. Cada trabalho foi tratado como uma única instalação, porém o conjunto de todas as obras formam um desenho íntegro.

Em destaque, o primeiro andar tem acesso por um painel côncavo, atrás do qual está a instalação Cloud piano, que executa as notas através de um dispositivo acoplado às teclas. Ainda neste andar, os painéis descrevem curvas e conformam uma praça configurada por dois trabalhos de obras visualmente contrastantes.

Consciência Cibernética [?] Horizonte Quântico
Local Itaú Cultural
Endereço Avenida Paulista, 149 | pisos 1M, 1S e 2S - estação Brigadeiro do Metrô
Visitação 28 de março a 19 de maio de 2019
Horários terça a sexta-feira, das 9h às 20h (permanência até 20h30) |
sábado, domingo e feriado, das 11h às 20h
Classificação indicativa livre
Conceito Marcos Cuzziol | pesquisa Rejane Cantoni | projeto expográfico ST Arquitetura
* Mais informações disponíveis no site oficial da exposição 



Publicada originalmente em ARCOweb em 22 de Março de 2019
  • 0 Comentários

ENVIE SEU COMENTÁRIO

Assine PROJETO e FINESTRA!
Acesso completo grátis para assinantes


Quem assina as revistas da ARCO pode acessar nosso acervo digital com mais de 7 mil projetos, sem custo extra!

Assine agora