Move Cine Arte apresenta edição dedicada à arquitetura

De 18 a 21 de setembro, chega a São Paulo o festival internacional de cinema de arte que, este ano, inaugurou em Veneza, e passará ainda por Santa Catarina e Paris

Imagen: Divulgação

O Move Cine Arte é um festival internacional de cinema, itinerante e com edição bienal, dedicado à exibição de filmes de arte e sobre arte. Batizada de Move Cine Arch, em sintonia com a Bienal de Arquitetura de Veneza, a edição de 2018 dedica-se a filmes sobre arquitetura e urbanismo.

A etapa paulistana será realizada, entre 18 e 21 de setembro, na Fundação Armando Alvares Penteado (FAAP), no Espaço Marieta e no Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB). Em Santa Catarina, o evento será realizado na cidade de Laguna, no Cine Teatro Mussi, entre os dias 27 e 30 de setembro. A entrada é franca e está sujeita à lotação das salas.

Segundo a organização do festival, a iniciativa cria um espaço exclusivo para a exibição e discussão de filmes sobre arquitetura e urbanismo, contribuindo para minimizar a falta de oferta de festivais no mundo sobre um tema vital e contemporâneo, ampliando, além do público para o cinema, o debate acerca do espaço urbano e as principais questões ligadas à vida nas cidades.

Realizada pelo brasileiro Andre Fratti Costa e pelo italiano Steve Bisson, a curadoria do festival selecionou 27 filmes de 15 países – 21 deles serão exibidos em São Paulo, entre curtas, médias e longas metragens.

O filme “Tudo é Projeto”, das diretoras Joana Mendes da Rocha e Patricia Rubano, documentário sobre a vida e obra do arquiteto Paulo Mendes da Rocha, será exibido na FAAP e abrirá o festival no dia 18, às 9h20. Ele também encerra a programação em São Paulo, no Espaço Marieta, no dia 22, às 11h. Em ambas ocasiões, haverá conversa com as diretoras.

O evento, que conta com a correalização do FimEssay e Ibesfest e parceria com o ARCHCine, é realizado devido ao Termo de Fomento firmado com o Conselho de Arquitetura e Urbanismo de São Paulo (CAU/SP).

O festival ainda irá selecionar alguns filmes de estudantes ao redos do mundo, que serão exibidos no Paris College of Art, em novembro.


Move Cine Arte 2018

Locais FAAP, IAB e Espaço Marieta
Endereços FAAP: R. Alagoas, 903 – Higienópolis, São Paulo / IAB: R. Bento Freitas, 306 – Vila Buarque, São Paulo / Espaço Marieta: R. Maria Paula, 96 (ap.2) – Bela Vista, São Paulo
Data 18 a 21 de setembro de 2018
Confira a programação completa
Entrada franca sujeita à lotação das salas