O olhar de Ruy Teixeira recebe exposição em São Paulo

Diálogos Imprevistos é o nome da mostra que honra as lentes de Ruy Teixeira até 21 de setembro de 2019


(Foto: Ruy Teixeira)

A Galeria Passado Composto Século XX, em São Paulo, inaugura hoje, 20 de agosto, a mostra Diálogos Imprevistos, dedicada ao trabalho do fotógrafo Ruy Teixeira, renomado pelo objeto de trabalho variante entre artes em geral, design e arquitetura. A exposição estará aberta ao público até o dia 21 de setembro de 2019.

Ruy Teixeira iniciou a carreira como fotojornalista na capital paulista, seguindo para a Itália em 1986, onde permaneceu residente por 25 anos quando, em 2012, retornou ao Brasil. Os últimos 15 anos de carreira reafirmam suas famosas perspectivas, que brincam com associações instintivas de imagens, escalas, formas, cores, dissonâncias, sincretismos e luz. Trata-se de diálogos atemporais que sintetizam o mesmo equilíbrio que caracteriza o olhar do fotógrafo, em sua composição, forma e edição.

Teixeira registra e reinterpreta diversas criações: peças de design de Gaetano Pesce e Laura Bethan Wood; obras de Lygia Clark, Artur Lescher, Franz Weissmann; projetos de arquitetura assinados por Oscar Niemeyer, Jean Nouvel, Carlo Scarpa; jardins de Burle Marx; cenografias do Teatro alla Scala di Milano; cadeiras de Lina Bo Bardi. Ainda fotografa objetos que vão do cristianismo barroco às religiões de matriz africana.

O vocabulário do fotógrafo é conotativo: não parte da descrição, mas fragmenta as imagens e se desfaz do denotativo, elevando a uma contemplação diferenciada e estimulando o olhar em um convite generoso a participar de sua perspectiva.

Diálogos Imprevistos
Local Galeria Passado Composto Século XX
Endereço Alameda Lorena, 1996, Jardins, São Paulo – SP
Abertura 20 de agosto (terça-feira) | 19h
Duração 20 de agosto a 21 de setembro de 2019
Visitação segunda à sexta, 10h às 19h | sábado, 10h às 15h