Participe: Jornada do Patrimônio 2019

Nos dias 17 e 18 de agosto se inicia o evento que reúne mais de mil atividades ligadas ao apreço patrimonial da capital paulista espalhadas em cerca de 500 pontos da cidade


(Imagem: Divulgação)

A 5ª edição da Jornada do Patrimônio 2019 – Memória Paulistana acontecerá nos dias 17 e 18 de agosto de 2019 e promete diversas atividades pelo território da cidade de São Paulo. O convite é à toda a população que se interesse em conhecer e explorar os pontos de memória da capital paulistana.

Realizado pela Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal da Cultura, são mais de 500 pontos que fazem parte da agenda desse ano com uma programação que oferece mais de 400 roteiros históricos, 300 visitas a imóveis tombados, 210 oficinas e 50 sessões de cinema do Circuito Spcine, incluindo documentários para o programa “História dos Bairros de São Paulo”.

A festa de lançamento será realizada no Beco do Pinto, no dia 16 (sexta-feira), a partir das 18h, com a presença de Pratododia All Stars, que apresenta um repertório de reggae, ritmo registrado como Patrimônio Mundial pela UNESCO.

Ainda no dia próximo dia 10 (sábado), anterior à inauguração, será promovida a ação Expedição Fotográfica no Triângulo SP - roteiro que percorre o Largo São Bento, Largo São Francisco e Igreja Ordem Terceira do Carmo. A ideia é que os participantes registrem seus olhares sobre memórias que traduzam o patrimônio histórico e cultural da cidade, enquanto historiadores narram curiosidades e histórias sobre cada local.

No dia 17 (sábado), o mesmo percurso será feito sob a premissa do Grande Cortejo da Memória Paulistana, com direção de Georgette Fadel e dramaturgia de Bernardo Galegale, criando um roteiro de memória conduzido pelo ator Pascoal da Conceição, que entra em cena como Mario de Andrade e apresenta personagens interpretados por grandes nomes da dramaturgia brasileira: Beth Araújo como Marquesa de Santos; Kelly Campelo como Anita Malfatti; Cassio Scapin como Adorinan Barbosa; Laila Garin como Elis Regina; Leopoldo Pacheco como Plinio Marcos; Fernando Sampaio como Piolin; e Aílton Graça como Tebas, arquiteto negro e autor de alguns projetos do território, por exemplo a torre da primeira catedral da Sé e elementos decorativos da fachada da Igreja da Ordem Terceira do Carmo.

O evento ainda conta com a parceria do Sesc SP desde a primeira edição, contribuindo com roteiros, palestras, oficinas, intervenções artísticas e mais. Em 2019, contribuirá com 28 atividades a serem realizadas por 13 unidades da capital e região metropolitana. Para saber mais sobre os roteiros, acesse o site Sesc Sp.

Acesse o site oficial da Prefeitura de São Paulo para conferir programação completa da Jornada do Patrimônio 2019. 

Publicada originalmente em ARCOweb em 06 de Agosto de 2019
  • 0 Comentários

ENVIE SEU COMENTÁRIO

Assine PROJETO e FINESTRA!
Acesso completo grátis para assinantes


Quem assina as revistas da ARCO pode acessar nosso acervo digital com mais de 7 mil projetos, sem custo extra!

Assine agora